domingo, 9 de abril de 2023

Xanadu & This Is Spinal Tap

 


Xanadu (Xanadu, EUA, 1980) – Nota 5,5
Direção – Robert Greenwald
Elenco – Olivia Newton John, Michael Beck, Gene Kelly, James Sloyan, Dimitra Arliss, Sandahl Bergman.

Sonny (Michael Beck) é um ilustrador de capas de discos que no mesmo dia cruza o caminho da misteriosa Kira (Olivia Newton John) e do ex-músico Danny (Gene Kelly) que trabalha com construção. As vidas de Sonny e Danny tomarão novos rumos. 

Esta mistura de musical, romance e fantasia explora o auge da febre das discotecas e a então enorme fama da cantora australiana Olivia Newton John. É curioso que os produtores conseguiram convencer o grande astro dos musicais dos anos cinquenta Gene Kelly a participar do filme. 

Se na época do lançamento o filme já foi muito criticado pela história absurda e o visual exagerado, hoje ele se mostra ainda mais datado e ultrapassado.

Isto é Spinal Tap (This Is Spinal Tap, EUA, 1984) – Nota 6,5
Direção – Rob Reiner
Elenco – Michael McKean, Christopher Guest, Harry Shearer, June Chadwick, Rob Reiner, Tony Hendra, Patrick MacNee, Fran Drescher, Bruno Kirby, Billy Crystal

Um diretor (Rob Reiner) filma um documentário sobre a famosa banda de rock “Spinal Tap” com seus três integrantes (Christopher Guest, Michael McKean e Harry Shearer). 

Esta falso documentário teve uma recepção fria na época do lançamento, para com o passar dos anos se transformar em uma obra cult para os fãs do rock e principalmente para quem curte os bastidores das bandas. 

O diretor Rob Reiner satiriza as excentricidades, os exageros e as manias dos astros de rock, fato que dizem ter desagrado alguns roqueiros que vestiram o carapuça. Visto hoje, algumas coisas funcionam, enquanto outras perderam totalmente a graça. O destaque fica a caracterização do trio de roqueiros e as boas sequências musicais em que os próprios atores tocam os instrumentos.

Nenhum comentário: