terça-feira, 24 de abril de 2018

O Mecanismo

O Mecanismo (Brasil, 2018)
Criador – José Padilha
Elenco – Selton Mello, Caroline Abras, Enrique Diaz, Jonathan Haagensen, Otto Jr, Lee Taylor, Antonio Saboia, Leonardo Medeiros, Giulio Lopes, Sura Berditchevsky, Arhur Kohl.

A Operação Lava Jato escancarou a verdadeira face do Brasil. O maior escândalo de corrupção da história deste país é detalhado com maestria nesta série criada por José Padilha. 

Com os nomes dos personagens alterados, mas facilmente identificados com as pessoas reais, o roteiro de Padilha mostra ponto a ponto como a operação desmantelou (e ainda está desmantelando) um esquema de corrupção bilionário que levou o país a uma crise econômica e criou um verdadeiro clima de guerra entre a população. 

Um dos grandes acertos de Padilha foi imprimir uma narrativa típica de filme policial, explorando a chamada “liberdade artística” para colocar como “heróis” dois policiais obcecados vividos pelo ótimo Selton Mello e pela surpreendente Caroline Abras. 

O personagem de Selton Mello é a alma da série. Sua narração em off descreve a desesperança de um policial que deseja combater a corrupção, mas que precisa enfrentar obstáculos até mesmo entre seus superiores. Sua descrição da corrupção no país como sendo um câncer é perfeita. Os braços da corrupção se estendem do mais alto posto do país, chegando até o funcionário da prefeitura que precisa tapar um buraco na rua. 

É uma série que chegou para registrar este momento histórico, que pode ser o início de um país melhor, mesmo que isso ainda demore muitos anos ou talvez algumas gerações. 

Agora é esperar pela segunda temporada.

3 comentários:

Luli Ap. disse...

Olá Hugo
Eu adorei a série!
Sei que muita gente não gostou, ouvi até dizer que teve quem cancelou assinatura da Netflix, eu não vi nada demais, a não ser até suavizado o que deve acontecer nos bastidores reais da política, infelizmente :(
Excelentes as atuações do Selton Mello e Caroline Abras, assim como Leonardo Medeiros e Enrique Dias.
A cena do Jonathan Haagensen quebrando a parede foi ótima e i Twist plot do Selton Mello me surpreendeu.
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

Liliane de Paula disse...

Estava esperando sua resenha sobre a Série.
Vou terminar de vê com outros olhos (estou perto do final).
Não estava gostando da Caroline Abras que nem conhecia mas ontem vi um Vídeo do programa Good Morning SP e minha visão até mudou, depois de ouvi-la.
Não entendia porque o Selton Mello falava em off.
O Enrique Diaz é fora de série, achei.

Obrigada pela informação de onde encontrar A Era do Rádio.

Estou vendo o Documentário "As 200 crianças do Dr. Korczak".

Imagino que sua relação no Word tenha uma pequena resenha de cada filme.
Eu tenho só com o nome do filme e vejo agora que assim não diz nada.

Hugo disse...

Luli - Perfeita sua colocação. A história foi até suavizada realmente. E analisando como cinema, a série é uma ótima diversão. Também achei surpreendente a reviravolta com o personagem de Selton Mello.

Liliane- A série é um retrato parcial da corrupção que tomou conta do nosso país.

Bjos