sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Passageiros

Passageiros (Passengers, EUA, 2016) – Nota 7
Direção – Morten Tyldum
Elenco – Jennifer Lawrence, Chris Pratt, Michael Sheen, Laurence Fishburne, Andy Garcia.

Uma gigantesca nave levando cinco mil pessoas em hibernação segue viagem em direção a um distante planeta que foi colonizado. Um enorme meteoro atinge a nave e uma cápsula de hibernação falha acordando Jim Preston (Chris Pratt). 

A animação por acreditar que estava chegando ao final da viagem se torna desespero quando ele descobre que foi acordado por causa de uma falha e que ainda faltam noventa anos para chegar ao destino. Sozinho e sem ter como voltar a hibernar, Jim tem como único amigo um robô bartender (Michael Sheen). 

Com o passar do tempo a solidão aumenta e Jim começa a pensar seriamente em acordar a bela Aurora Lane (Jennifer Lawrence) para ser sua companhia, o que também resultaria no fim do sonho da jovem em chegar a colônia. 

A primeira parte do longa explora uma premissa que lembra os clássicos de ficção “A Última Esperança da Terra” e “Eu Sou a Lenda”, com a diferença de que nos dois citados o protagonista estava sozinho em meio a um mundo devastado e aqui o personagem de Chris Pratt viaja em uma nave interplanetária. 

O desespero de se ver sozinho é logo modificado pela diversão de aproveitar o que quiser, como se tivesse um parque de diversões ao seu dispor. Mas quando a solidão e o tédio voltam, tudo muda. A forma como a trama se desenvolve é previsível, inclusive com um clímax exagerado e tipicamente hollywoodiano. 

O filme ganha pontos pela ótima produção, o bom humor do robô interpretado por Michael Sheen e a química da dupla principal. 

Fica a sensação de que poderia ser melhor, inclusive por causa do diretor norueguês Morten Tyldum, responsável pelos ótimos “O Jogo da Imitação” e “Headhunters”.

7 comentários:

Pedrita disse...

tb gostei desse filme. realmente não é incrível. mas funciona bem. o meu post está aqui. http://mataharie007.blogspot.com.br/2017/09/passageiros.html

José Gomes disse...

Bom filme. Apenas isso.

Luli Ap. disse...

Olá Hugo
Gostei do filme, acho que a premissa era interessante e sim poderia ter sido melhor desenvolvida para não focar só no romance.
Mas gostei da discussão sobre ética, por se passar só na nave prendeu a atenção e sem dúvida alguma o robô roubou a cena <3
Bjs Luli
Café com Leitura na Rede

Hugo disse...

Luli - É um bom filme. O diretor tem trabalhos ainda melhores no currículo.

Bjos

Liliane de Paula disse...

Não sou fã de ficção.
Vi esse filme e nem gostei.
Ou nem entendi.

Amanda Aouad disse...

O robô é ótimo mesmo, mas do filme não sou tão fã. Acho que a partir do momento em que ela descobre a verdade, há uma sucessão de concessões para que termine como termina e a questão ética não foi tão bem discutida.

bjs

Hugo disse...

Amanda - Podemos dizer que o roteiro segue o caminho mais fácil.

Bjos