domingo, 18 de fevereiro de 2018

O Túnel

O Túnel (Der Tunnel, Alemanha, 2001) – Nota 8
Direção – Roland Suso Richter
Elenco – Heino Ferch, Nicolette Krebitz, Sebastian Koch, Alexandra Maria Lara, Claudia Michelsen, Felix Eitner, Mehmet Kurtulus, Henrich Schmeider, Karin Baal.

Berlim, 1961. A então Alemanha Oriental decide construir um muro para separar o país da Alemanha Ocidental. Desta forma o opressivo regime comunista do lado oriental proibiu que seus cidadãos fossem viver no lado ocidental capitalista. Muitas famílias foram divididas e as tentativas de fuga começaram a ocorrer das mais variadas formas. 

Em 1963, o ex-campeão de natação Harry Melchior (Heino Ferch), que fugiu para o ocidente após ser perseguido no país, planeja em parceria com o engenheiro Matthis Hiller (Sebastian Koch) construir um túnel para atravessar o muro pelo subsolo e assim resgatar sua irmã (Alexandra Maria Lara) e sua sobrinha. 

Matthis também sonha em trazer sua esposa (Claudia Michelsen) que foi capturada durante uma tentativa de fuga. A dupla de amigos consegue ajuda para construir o túnel contatando outros homens que desejam trazer familiares para o ocidente. 

Este interessante longa detalha uma incrível e dramática história real da fuga de um grupo de pessoas que sonhavam em reencontrar seus familiares. O roteiro explora o suspense em ótimas sequências, como o clímax da fuga, a cena do sujeito assassinado na beira do muro e as tensas travessias de personagens pelo posto de imigração. 

A crítica contra o abominável regime comunista também é outro ponto alto. Vemos a forma cruel como os oficiais coagiam pessoas comuns a se tornarem informantes, criando um terrível medo na população, pois qualquer um poderia ser um agente ou informante do Estado. 

Apesar das mais de duas horas e meia de duração, o filme consegue prender a atenção do espectador, principalmente daquele que gosta de história e política, além das pitadas de ação.

4 comentários:

Luli Ap. disse...

Olá Hugo
Não conhecia o filme, fiquei curiosa com essa pegada histórica, mas recheada de ação e também suspense afinal se trata de uma fuga arriscada e que envolve diversas pessoas.
Acho que nunca assisti um filme que falasse do muro de Berlim especificamente, então fiquei instigada com esse túnel, uma proposta ousada.
Triste imaginar que usavam pessoas comuns como delatoras apenas se valendo do medo e receio delas, poderia ser qualquer um :/
Vou anotar a dica.

Ahhhh assisti O Experimento Belko!
Menino sabe que gostei bastante?
É verdade que fiquei chocada em alguns momentos, mas não imaginava esse final, eu tinha apostado minhas fichas na Dani que por ser o primeiro dia dela no emprego, ela ia dar sorte rsrs
Mas o final foi coerente com o Mike, o tempo todo ele se recusou a matar.
Teve uma pegada meio Super Max aquela série da prisão né non????
E ... tem um bom gancho para uma continuação!
Excelente semana pra ti
Bjs Luli
Café com Leitura na Rede

Hugo disse...

Luli - A história é bem interessante porque mostra detalhes de como o regime comunista oprimia a população na Alemanha Oriental e como muitos arriscavam a vida para fugir do país, bem parecido com que ocorre com os cubanos tentando chegar em Miami.

O Experimento Belko é competente como filme de ação e tem uma história até que bem amarrada.

Bjos

Liliane de Paula disse...

Esse filme é interessante por mostrar a vida na Alemanha separada e mostrar como regime comunista não servem nem em livro de leitura.
Gostaria de vê.

Hugo disse...

Liliane - O comunismo serve apenas de inspiração para filmes, ou seja, apenas para ficção. Na vida real é algo terrível que precisa ser enterrado para sempre.