quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Eu, Tonya

Eu, Tonya (I, Tonya, EUA, 2017) – Nota 7,5
Direção – Craig Gillespie
Elenco – Margot Robbie, Sebastian Stan, Allison Janney, Julianne Nicholson, Paul Walter Hauser, Bobby Cannavale, Bojana Novakovic, Caitlin Carver.

No início de 1994, pouco antes da Olimpíada de Inverno em Lillehammer na Noruega, um crime bizarro envolveu as duas atletas americanas mais famosas da patinação artística. Este longa dirigido por Craig Gillespie detalha o episódio absurdo. 

Na época surgiram várias versões do caso. O roteiro é na verdade uma biografia da “vilã” Tonya Harding (Margot Robbie). Ao mesmo tempo em que ela desde criança apresentava um talento nato para o esporte, a jovem sofria pelo complicado relacionamento que tinha com a mãe (Allison Janney), uma mulher que não demonstrava um pingo de carinho pela filha. 

Tonya continuou a ter uma vida atormentada e inclusive sofrer com a violência do marido após se casar com Jeff Gillooly (Sebastian Stan). A falta de dinheiro e até de educação para disputar um esporte com atletas de classe média alta foi outro obstáculo que a jovem enfrentou. 

A grande sacada do filme é mostrar a protagonista como uma pessoa com talento, poucas virtudes e muitos defeitos que foram potencializados pelos relacionamentos abusivos com a mãe e o marido. 

A escolha de colher depoimentos fictícios do trio principal anos depois do acontecimento foi outra decisão acertada, assim como a narrativa que beira o humor negro em alguma sequências. 

As ótimas atuações de Margot Robbie e Allison Janney foram merecidamente indicadas ao Oscar. A mãe interpretada por Allison Janney é algo inacreditável. Sua falta de empatia é semelhante a de um psicopata. 

A história absurda envolvendo esporte e os personagens bizarros lembram um pouco “Foxcatcher” de 2014. 

2 comentários:

Luli Ap. disse...

Olá Hugo
Chego em casa tarde por causa das aulas e me jogava na frente da tv para dar uma olhadinha nas Olimpiadas de Inverno que acabaram na semana passada, acredita que uma das primeiras coisas que minha mãe falou quando assistimos a patinação artística foi desse caso?
Foi algo surreal na época e a precisão do lançamento exatamente agora (Olimpíadas e Oscar) foi peculiar.
Quero muito assistir, mais um que não vai dar para ver antes do Oscar :/ mas vai para a lista dos desejados certamente!
Amei sua resenha e fiquei ainda mais instigada para conferir a personalidade dos envolvidos que infelizmente resultou num ato tão violento e cruel
Bjs Luli
Café com Leitura na Rede

Hugo disse...

Luli - Mesmo sem existir internet, o escândalo foi mundial.

O legal do filme é mostrar uma versão da história que provavelmente está bem próximo do que ocorreu e principalmente a vida complicada da protagonista.

Bjos