segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

C.H.U.D.

C.H.U.D. (C.H.U.D., EUA, 1984) – Nota 7
Direção – Douglas Cheek
Elenco – John Heard, Daniel Stern, Christopher Curry, Kim Greist, Eddie Jones, George Martin, John Befdord Lloyd, John Goodman, Jay Thomas.

Em Nova York, pessoas comuns começam a desaparecer numa determinada região, inclusive a esposa do capitão de polícia Bosch (Christopher Curry). Durante a investigação, Bosch chega até A. J. (Daniel Stern), um sujeito que tem um espaço para servir alimentação a moradores de rua e este alega que nas últimas semanas pelo menos doze pessoas sumiram na região, sendo que todas viviam nos esgotos da cidade. Em paralelo, o fotógrafo George Cooper (John Heard) que fez fotos com estas pessoas do subsolo, desconfia que algo de errado está acontecendo quando uma das moradoras dos esgotos o leva para ver outro sujeito que foi atacado por algo desconhecido e está muito ferido. 

Este misto de terror e ficção B é quase um cult, apesar de desconhecido por aqui em virtude de não ter passado pelos cinemas na época e ter sido lançado apenas em VHS. 

A história segue o estilo dos longas do gênero dos anos cinquenta, escondendo o monstro do público durante boa parte da trama, criando um interessante suspense até a parte final quando explode a violência e o sangue. 

O baixo orçamento é compensando com criatividade e com o clima da história, que mostra uma Nova York suja e ameaçadora, principalmente o horrível esgoto onde se passa parte da trama. 

Como curiosidades, o longa rendeu uma continuação em 1989, que pela sinopse parece ser apenas um caça-níquel. A outra curiosidade é que os atores John Heard e Daniel Stern voltariam a trabalhar juntos em “Esqueceram de Mim”. 

2 comentários:

Bússola do Terror disse...

Eu já tinha ouvido falar nesse filme, mas ainda não cheguei a ver.
Agora que li o seu post aqui fiquei mais curioso.rs

Hugo disse...

Bússola - É legal, tem todo o estilo dos filmes de terror B dos anos oitenta.

Abraço