Daunbailó (Down by Law, EUA, 1986) – Nota 7
Direção – Jim Jarmusch
Elenco – Tom Waits, John Lurie, Roberto Benigni, Ellen Barkin, Nicoletta Braschi.
Este foi o terceiro longa dirigido por Jim Jarmusch e aquele que marcou o seu nome como grande realizador do cinema independente. Com um estilo próprio de filmar, nesse caso todo em preto e branco com uma bela fotografia de Robbie Muller que destaca os pântanos da Lousiana e utilizando dois músicos nos papéis principais (Tom Waits e John Lurie), ele realizou uma obra diferente, onde seus personagens incomuns tem uma grande força.
A trama tem o radialista Zack (Tom Waits), o cafetão Willy (John Lurie) e o italiano falador Roberto (Roberto Benigni) se encontrando presos em um cela de cadeia no Estado da Louisiana em virtude de terem cometido pequenos delitos e lá sem ter o que fazer planejam um fuga.
Não é um filme para todos os gostos, mas é agradável para os fãs de Jarmusch, que irão se divertir com os diálogos muitas vezes improvisados e em alguns casos até ingênuos.
A curiosidade é a participação de Benigni e de sua esposa Nicoletta Braschi bem antes do sucesso de “A Vida é Bela”, sendo que ele voltaria a trabalhar com Jarmusch em “Uma Noite Sobre a Terra” e “Sobre Café e Cigarros”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário