sábado, 25 de setembro de 2010

Paranoid Park


Paranoid Park (Paranoid Park, EUA, 2007) – Nota 6,5
Direção – Gus Van Sant
Elenco – Gabe Nevins, Daniel Liu, Taylor Momsen, Jake Miller, Lauren McKinney.

O diretor Gus Van Sant é talentoso, porém tem uma carreira de altos e baixos, tendo acertado em filmes como “Gênio Indomável” e “Garotos de Programa” e errado feio em “Até as Vaqueiras Ficam Tristes” e na refilmagem de “Psicose”. 

Aqui ele fica no meio termo, lembrando um pouco o estilo documental que usou em “Elefante”, o diretor conta a história do adolescente Alex (Gabe Nevins), que anda o dia inteiro com um skate embaixo dos braços, utilizando este apenas para se enturmar, tanto na escola como para visitar um parque da cidade repleto de skatistas, apelidado de “Paranoid Park”. Neste local todos vão para curtir, andar de skate e alguns ainda complementam a diversão viajando clandestinamente nos trens de carga que passam ao lado do local. Numa dessas aventuras acontece um acidente que deixará vários skatistas como suspeitos. 

Montado de forma não linear, utilizando mais as imagens dos que as palavras para descrever a história, Van Sant nos leva ao mundo atual onde muitos adolescentes vivem como zumbis, sem objetivo na vida, querendo apenas curtir e os adultos também sem saber como lidar com estes jovens, gerando atos inconseqüentes e até tragédias, como a história contada aqui. 

5 comentários:

Anônimo disse...

eu gosto dos filmes do Van Saint! ele sabe como retratar o universo dos jovens de uma maneira realista e poética sem parecer demagógia! quero muito assistir esse filme Paranoid Park. Marcos Punch.

chuck large disse...

Bem...até hoje não vi nada do Gus Van Sant, apenas conheço sua fama, sempre vejo "Elefante" na onde alugo, mas sempre acabo deixando para outra hora...Acho que a hora chegou, hehehehe
Paranoid Park parece ser bacana, vou procurar por este também!

Marcio Melo disse...

É um filme bonzinho, tem um tom meio poético e artístico, mas realmente não é grandes coisas.

Matheus Barbosa disse...

Olá, vi que seu blog é sobre cinema e tv...comecei a fazer um tb sobre o msm assunto, quando puder dá uma passada lá...vlw

aprendizdecinema.blogspot.com

Hugo disse...

Marcos - Procure assistir, a temática é interessante.

Alan - Considero "Elefante" um pouco melhor que este.

Marcio - Não é dos melhore de Van Saint.

Matheus - Vou visitar seu blog também.

Abraço a todos