domingo, 26 de setembro de 2010

Operação Dragão


Operação Dragão (Enter the Dragon, Hong Kong / EUA, 1973) – Nota 8
Direção – Robert Clouse
Elenco – Bruce Lee, John Saxon, Jim Kelly, Ahna Capri, Bolo Yeung, Shih Kien.

Após sua irmã ser assassinada por Han (Shih Kien), um traficante de ópio e de mulheres, Lee (Bruce Lee) busca vingança e para isso se infiltra no submundo para participar de um torneio de vida ou morte na fortaleza do chefão. Neste torneio participarão diversos sujeitos de todos os tipos e raças, como o americano Roper (John Saxon), o negro Willians (Jim Kelly) e o grandalhão chinês Bolo (Bolo Yeung). 

Este filme transfomou Bruce Lee em astro mundial, mesmo ele tendo falecido apenas alguns após o lançamento do longa. Antes disso Lee era conhecido por interpretar o personagem Kato no seriado “Besouro Verde” e por outros três filmes produzidos em Hong Kong, “O Dragão Chinês”, “A Fúria do Dragão” e “O Vôo do Dragão”. Estes filmes acabaram virando cult após sua morte, que elevou e muito a fama do astro. O longa tem uma história hoje bastante copiada (“O Grande Dragão Branco” com Van Damme é um destes filhotes), mas na época era novidade, o que chamou atenção do público, juntamente com as lutas muito bem filmadas e a habilidade de Bruce Lee. 

O sucesso deste filme praticamente criou um novo gênero, “os filmes de Kung Fu” e uma avalanche de produções filmadas em Hong Kong foram lançadas no mundo inteiro, criando novos astros como Jackie Chan, Sammo Hung e Yuen Biao. 

6 comentários:

pseudo-autor disse...

Um clássico eterno do SBT. Está rolando um papo de que farão uma cinebiografia do Bruce Lee. Quer só ver! Bem que podia rolar mesmo... Estão fazendo tanta baboseira no gênero (pelo menos, ele era uma lenda).

Cultura na web:
http://culturaexmachina.blogspot.com

Matheus Barbosa disse...

Hugo, muito obrigado por
visitar meu blog!
Sempre vou dar uma passaada por aqui, e já vou procurar alguns filmes que vc indicou!
Abraços

sacolé disse...

Clássico eterno dos filmes de kung fu. Assim como o melhor filme do Bruce Lee.

Parabéns pelo blog, gostei muito dele mesmo. Tudo já haivas comentado em meu blog "O Diario de Um Estripador", se não me engano. Poderia confirmar isto a mim?

E só pra avisar, botei seu blog na lista de blogs do meu.

Rodrigo Mendes disse...

Também gosto bastante de ' O Jogo Da Morte'. Acaba sendo o meu favorito de Lee e creio que seja do Tarantino tbm pelo fato de usar a mesma roupa amarela do grande mestre do Kung Fu na Uma. Rs!

Filmaços!

Abraços
Rodrigo

Hugo disse...

Pseudo-autor - Já fizeram uma nos anos noventa chamada "Dragão - A História de Bruce Lee", com Jason Scott Lee no papel principal. Foi uma longa razoável, quem saber não façam uma nova versão melhor.

Matheus - Valeu, passe sempre que quiser.

Jack - Eu já comentei no seu blog há algum tempo. Valeu pela visita e estou linkando seu endereço aqui tnb.

Rodrigo - O Jogo da Morte também é interessante, apesar de ter sido finalizado um bom tempo após a morte de Lee.
Com certeza Tarantino quis homenagear o filme com o uniforme usado pela Uma Thurman.

Abraço a todos

M. disse...

Quase todos os filmes do herói Batman eu vi. E esse é um dos meus preferidos, além deste último (cavaleiro das Trevas) com o Heath Ledger como Coringa. Um abraço.