terça-feira, 28 de setembro de 2010

O Tiro Que Não Saiu Pela Culatra


O Tiro Que Não Saiu Pela Culatra (Parenthood, EUA, 1989) – Nota 7
Direção - Ron Howard
Elenco – Steve Martin, Mary Steenburgen, Rick Moranis, Dianne Wiest, Jason Robards, Tom Hulce, Harley Jane Kozaz, Martha Plimpton, Keanu Reeves, Joaquin Phoenix, Eileen Ryan, Dennis Dugan, Clint Howard.

Apesar deste filme ter uma das piores traduções de títulos para o português da história (o original significa “Paternidade”), o resultado é uma simpática mistura de drama com comédia, que se não vai fundo no tema, tenta ao menos mostrar as alegrias e dificuldades de se criar um filho. 

O filme mostra a família Buckman, tendo como centro Gil (Steve Martin no auge da carreira) que é casado com Karen (Mary Steenburgen) com quem tem três filhos e ele deixando claro desde o início que não gostou do modo como seu pai (Jason Robards) o criou, com isso tendo como meta ser o melhor pai possível, porém irá descobrir que isso não é nada fácil. O restante da família é formado pelas irmãs de Gil, a professora Susan (Harley Jane Cozak) casada com o autoritário Nathan (Rick Moranis), a divorciada Helen (Diane Wiest) que sofre para criar e se relacionar com seu casal de filhos e por fim o complicado irmão mais novo Larry (Tom Hulce). 

O interessante é que toda a trama gira em torno das relações entre pais e filhos, avós e netos e entre os casais, sempre com temas relacionados a paternidade e como isso influência na vida de cada um.

4 comentários:

Clenio disse...

Adoro esse filme, mas infelizmente não tenho o dvd. Acho interessante a metáfora que eles usam em relação à paternidade, no final do filme (uma montanha-russa).
Simpático, divertido e com um elenco de ouro. Dianne Wiest chegou a ser indicada ao Oscar de coadjuvante por esse filme.
Abração
Clênio
www.lennysmind.blogspot.com
www.clenio-umfilmepordia.blogspot.com

M. disse...

Esse é um dos filmes que não assisti. Valeu a indicação!

Hugo disse...

Clênio e M - É um misto de comédia e drama familiar filmada com sensibilidade e um ótimo elenco.

Abraço

Anônimo disse...

eu já assisti esse filme na Globo! o Keanu Reeves tá parecido com o papel dele no filme Biil e Ted, meio malucão com jeito de crianção! é um filme bacana!fala sobre a familia de um jeito engraçado e leve. pena que faz tempo que não passa na tv. Marcos Punch.