sexta-feira, 3 de setembro de 2010

O Homem que Fazia Chover

O Homem que Fazia Chover (The Rainmaker, EUA, 1996) – Nota 7
Direção – Francis Ford Coppola
Elenco – Matt Damon, Danny DeVito, Claire Danes, Jon Voight, Mary Kay Place, Danny Glover, Dean Stockwell, Teresa Wright, Virginia Madsen, Mickey Rourke, Andrew Shue, Red West, Johnny Whitworth, Roy Scheider.

O jovem advogado Rudy Baylor (Matt Damon) consegue um emprego no suspeito escritório de Bruiser Stone (Mickey Rourke) e recebe como companheiro de trabalho Deck Shifflet (Danny DeVito), um sujeito que repetiu por cinco vezes o exame e não conseguiu se tornar advogado. Com dois casos na manga, o primeiro de uma jovem (Claire Danes) espancada pelo marido e o outro de um jovem (Johnny Whitworth) com uma doença grave que teve seu pedido de tratamento negado por oito vezes por uma seguradora, Rudy e seu parceiro escolhem o segundo e resolvem processar a empresa, sendo obrigados a enfrentar um grupo de advogados liderados pelo veterano e mal caráter Leo F. Drummond (Jon Voight). 

Baseado em um livro de John Grisham, especialista em obras sobre o mundo dos advogados, o filme é irregular e nem de longe lembra as grandes obras de Coppola, com o roteiro forçando a barra principalmente na história da jovem que apanha do marido e acaba resolvendo o problema de modo no mínimo suspeito. 

O filme vale pela denúncia das empresas de seguro-saúde, que hoje já é de conhecimento geral a dificuldade que elas criam para cumprir os contratos com os pacientes e como a maioria delas visa apenas o lucro. 

O resultado final é apenas razoável, como por sinal são todas as adpatações dos livros de John Grisham e para quem se interessa pelo tema, vale mais a pena a assistir ao documentário S.O.S. Saúde de Michael Moore.

5 comentários:

Thiago Paulo disse...

Ainda não conferi esse filme, aliás, nem sabia que era de Francis Ford Coppola... Fiquei um pouco mais curioso em assistir.

Abraço!

Rodrigo Mendes disse...

Coppola já oscilou e muito na sua carreia após Chefão,Apocalipse e Drácula, e também tem clássicos no passado como A Conversação e Caminhos Mal Traçados (intimistas, menores). Este é até regular.

Abs!
Rodrigo

Kathleen Miozzo disse...

Nunca ia saber que Coppola tinha dirigido este filme, mas já desisti ao saber que era adaptado de um livro do Grisham, sempre dá em bomba...
Adorei o blog.

Adorei o blog. Esse filme entrou com certeza pra minha lista dos que tenho que assistir.

Já conhece o meu blog? http://www.kathleenwatchesitbetter.blogspot.com ? Falo sobre cinema também, de um modo despretensioso e adoraria que você fizesse uma visita.

Hugo disse...

Thiago - É um filme diferente na carreira de Coppola. E que está num nível abaixo também.

Rodrigo - O último grande filme de Coppola foi Drácula, depois foram poucos trabalhos e sem o mesmo brilhantismo anterior.

Kathleen - As adaptações das histórias de Grisham prometem muito e cumprem pouco. Suas histórias não tem um climax.
Obrigado pelo elogio e pelo convite, visitarei seu blog em seguida.

Abraço a todos

Mateus Souza disse...

O filme tem problemas mesmo, como você mesmo disse. Mas é um obra interessante para estudantes de Direito. Assisti a um tempo já, e meus professores vez ou outra o citam. Outro grande filme, não só para estudantes de Direito como para qualquer cinéfilo, é 12 Homens e uma Sentença.

Abraço.