sexta-feira, 8 de maio de 2009

Jogos Mortais

Jogos Mortais (Saw, EUA, 2003) – Nota 8
Direção – James Wan
Elenco – Cary Elwes, Leigh Whannell, Danny Glover, Monica Potter, Tobin Bell, Ken Leung, Dina Meyer, Michael Emerson, Benito Martinez, Shawnee Smith, Makenzie Vega.

Dois desconhecidos acordam acorrentados em um banheiro imundo, cada um em um canto e no meio deles o corpo de um homem que parece ter sido asssassinado. Este é o início de um dos mais angustiantes suspenses/terror feitos nesta década.

Os homens presos na armadilha são o fotógrafo Adam (Leigh Whannell) e o médico Lawrence Gordon (Cary Elwes), que a princípio parecem nada ter em comum, mas conforme as pistas deixadas por quem os sequestrou e prendeu, e pela conversa entre eles, acabam descobrindo o porque de estarem naquele local. Ao mesmo tempo o detetive David Tapp (Danny Glover) investiga uma série de crimes que podem ter ligação com o sequestro destes homens.

O diretor James Wan e o ator Leigh Whannell que também são os roteiristas do longa, filmaram uma sequência e apresentarem a vários produtores até levantarem o dinheiro para investir no filme e ainda conseguirem nomes como Cary Elwes, Danny Glover e Monica Potter para completar o elenco.

Os destaques, além da violência é claro, são o roteiro bem amarrado e com certeza a angustiante decisão que os dois personagens acorrentados tem que tomar para tentar salvar suas vidas, além da interessante surpresa final.

7 comentários:

Red Dust disse...

O argumento é forte de emoções. Original e atractivo. Só as interpretações de alguns dos actores é que não são as melhores possíveis. O orçamento para contratações, da altura, também deveria ser curto... :)

Abraço.

Kamila disse...

Me lembro que, quando assisti a este filme, fiquei impactada porque a ideia era nova e a execução foi muito bem feita. Pena que tal originalidade se perdeu nas sequências.

altieres bruno machado junior disse...

este para mim foi o melhor filme da franquia, Jigsaw estava com tudo.

eu deixei um selinho para o seu blog no tomada 7, passa lá.

Até mais

Hugo disse...

Red - Apesar do orçamento baixo, o resultado é muito bom.

Kamila - Nas sequências que assisti até agora (partes II e III) a surpresa logicamente diminuiu, mas mesmo assim são suspenses interessantes.

Altieres - Com certeza é melhor filme da série.

O Cara da Locadora disse...

Esse é um clássico do cinema moderno, sem dúvida, revolucionou o modo de se fazer 'suspense'... As continuações são ruins, mas valem pela criatividade... Abraços...

Unknown disse...

Apesar de não gostar muito deste tipo de filmes tenho bastante curiosidade para ver pelo sua qualidade do enredo.

Abraço

Wally disse...

É o único filme realmente bom da série. É surpreendente e tem proposta original. Apesar de ter defeitos e um péssimo elenco, o filme te conquista.

Nota 7.5