segunda-feira, 18 de maio de 2009

A História de um Soldado

Filme Assistido nº 235
A História de um Soldado (A Soldier´s History, EUA, 1984) – Nota 7,5
Direção – Norman Jewison
Elenco – Howard E. Rollins Jr, Adolph Caesar, Dennis Lipscomb, Art Evans, Denzel Washington, Larry Riley, David Alan Grier, Wings Hauser, Patti LaBelle, Larry Riley, Robert Townsend, William Allen Yong, Scott Paulin, John Hancock, Trey Wilson.

O orgulhoso oficial negro Capitão Davenport (Howard E. Rollins Jr) é designado para investigar o brutal assassinato de um condecorado sargento (Adolph Caesar) dentro de um quartel no Estado da Louisiana. A princípio ele é levado a crer que a vítima era um grande homem e líder, porém durante a investigação ele vai descobrindo que o sargento, apesar de ser negro, tratava seus comandados da mesma cor com discriminação e racismo, abusava da bebida e ainda era uma espécie de capataz a serviço dos oficiais brancos que estavam acima dele na hierarquia.

Este interessante drama racial toca na ferida da discriminação entre pessoas da mesma raça e tem como destaques, o elenco quase todo negro, inclusive Denzel Washington ainda jovem em papel de coajudvante, além da direção do veterano Jewison que fez outros bons filmes como “Feitiço da Lua”, “A Mesa do Diabo” e “The Hurricane”.

O filme concorreu a três prêmios Oscar, de Melhor Filme, Roteiro e Ator Coadjuvante com Adolph Caesar.

5 comentários:

Anônimo disse...

creio que esse é um daqueles filmes que são indicados ao oscar mas acabam esquecidos.

de fato eh um filme bacana,mas faz um tempo q eu vi, não me lembro de tanta coisa, mas eu gostei!

hehe

Red Dust disse...

Muito bom filme. Na altura do seu lançamento teve algum reconhecimento, mas, infelizmente, como que desapareceu do mapa cinéfilo.

Abraço.

altieres bruno machado junior disse...

Não conhecia, pra variar : ) mas gostei do comentário. O pôster do filme também achei bacana. Falar de racismo e preconceito sempre é complicado, mas o tema gera ótimos filmes.

até mais...

Hugo disse...

Nitzombies - É um bom drama racial e que ficou esquecido no tempo.

Red - É uma pena, pois a obra mereceria ser mais conhecida.

Altieres - Se tiver oportunidade assista.

Abraço

Fred Burle disse...

Boa dica! Não tenho muita paciência pra esse tipo de filme, mas de pintar oportunidade, assistirei.
Abraço!