O Jardineiro Fiel (The Constant Gardener, EUA, 2005) – Nota 7,5
Direção – Fernando Meirelles
Elenco – Ralph Fiennes, Rachel Weisz, Danny Huston, Bill Nighy, Donald Sumpter, Hubert Koundé, Archie Panjabi, Pete Postlethwaite.
O diplomata Justin Quayle (Ralph Fiennes) conhece e se apaixona pela ativista Tessa (Rachel Weizs) e logo vão viver na África para onde ele é designado, porém Tessa acaba assassinada e acusada de estar traindo Justin. Ao poucos Justin vai percebendo que a história é bem diferente e que na verdade ela havia mexido com poderosos que podem te-la assassinado.
Bom drama com pitadas de romance e denúncia social, que mostra toda a pobreza do continente africano e como ele é explorado pelos países de primeiro mundco e pela grandes corporações, no caso do filme o grande vilão são as indústrias farmacêuticas que visam economizar milhões usando pobres como cobaias.
A boa direção de Fernando Meirelles e o ótimo casal central dão conta do recanto e interpretam uma história forte, baseada num livro de John LeCarré, que mostra toda a pobreza e a falta de perspectiva de vida de milhões de pessoas que precisam enfrentar a fome, o calor, as doenças e as guerras para sobreviver.
7 comentários:
Um filme sólido. O ambiente recriado para a fita foi filmado com um imenso carácter. Não é fácil aquela clara abordagem de uma África que procura, nestas alturas, a sua identidade democrática.
8/10.
Abraço.
Bom, não é pq tem Meirelles na direção que direi isso: acho este filme espetacular. Talvez pq eu estude justamente Farmácia, mas mesmo assim vejo qualidades incríveis como a belíssimo atuação de Weisz e a edição do longa.
Abs!
Este filme é sem dúvida um dos meus favoritos. Excelente história, actores, fotografia,...
Para mim sem problemas - nota 10.
É um bom filme. Não é extraordinário mas apresenta bons momentos. Partilho da tua nota.
Abraço
Red - O filme mostra a dureza da situação na África com talento.
Kau - Para você então a história foi ainda mais interessante.
Gema - Gostei, mas não acho que seja nota 10.
Fifeco - Concordo com você.
Belíssimo filme do nosso grande diretor!!!
além de ser um filme cr´tico, bem construído, bem dirigido, como poucos, o filme é uma obra de arte. O olhar de Meirelles sobre o tema faz o filme quase uma experiência poética. Amo de paixão o filme e o diretor.
Vale salientar que é o filme com a cena de sexo mais linda que eu já vi!!!
Postar um comentário