Corrida Contra o Destino (Vanishing Point, EUA, 1971) – Nota 7,5
Direção – Richard C. Sarafian
Elenco – Barry Newman, Cleavon Little, Dean Jagger, Victoria Medlin, Paulo Koslo, Robert Donner, Gilda Texter.
Este cultuado road movie conta em flashbacks a história do piloto Kowalski (Barry Newman), que precisa atravessar os EUA para entregar um carro e o que seria apenas um trabalho se transforma numa corrida contra a polícia de vários estados e contra seus próprios limites. As cenas em flashback explicam a atitude do piloto.
O filme foca também no preconceito, ao mostrar o personagem do DJ negro e cego Super Soul (o ótimo e falecido Cleavon Little) que de uma pequena cidade do oeste americano narra praticamente em tempo real toda a história de Kowalski e acaba perseguido por racistas, mas mesmo assim não se cala.
A obra tem um pé na contra-cultura dos anos sessenta, mostrando além do racismo, a rebeldia da época e transformando o personagem Kowalski em uma espécie de ídolo.
Bom filme que vale como registro de uma época e de um local, o oeste americano nos anos sessenta. Foi refilmado para TV em 1997 com Viggo Mortensen no papel principal.
3 comentários:
Pena que este tipo de filme seja ignorado pelas jovens gerações de hoje. E ainda pior, pela falta de informação, são incapazes de entender a profundidade do filme. Naquela época era importa ser contra ou a favor do sistema e a molecada de hoje nem sabe se o sistema existe...
Concordo meu amigo, é um filme que está esquecido, assim como sua temática.
Abraço
A molecada sabe sim sobre o sistema. Eles sabem que o sistema é falho e que uma hora terão que formatar. ;p
Postar um comentário