terça-feira, 8 de julho de 2008

Rambo




Rambo - Programado Para Matar (First Blood, EUA, 1982)
Direção: Ted Kotcheff
Elenco: Sylvester Stallone, Brian Dennehy, Richard Crenna, Bill McKinney, Jack Starrett, Michael Talbot, Chris Mulkey, David Caruso.

Rambo II - A Missão (Rambo: First Blood Part II, EUA, 1985)
Direção: George Pan Cosmatos
Elenco: Sylvester Stallone, Richard Crenna, Charles Napier, Steven Berkoff, Julia Nickson Soul, Martin Kove, George Kee Cheung.

Rambo III (Rambo III, EUA, 1988)
Direção: Peter MacDonald
Elenco: Sylvester Stallone, Richard Crenna, Marc de Jonge, Kurtwood Smith, Spiros Focas, Sasson Gabai.

Rambo IV (Rambo, EUA, 2008)
Direção: Sylvester Stallone
Elenco: Sylvester Stallone, Julie Benz, Paul Schulze, Matthew Marsden, Graham McTavish, Reynaldo Gallegos, Jake LaBotz, Tim Kang.

O personagem Rambo é um ícone dos anos 80, que se tornou símbolo do governo Reagan depois que o ex-presidente comentou que Rambo era republicano, o que acabou gerando muito criticado ao personagem por esse aspecto, quando os seus filmes poderiam ser analisados apenas como cinema e diversão.

Quanto aos filmes em si, o original “Rambo - Programado Para Matar” apresenta o personagem voltando do Vietnã e chegando em um pequena cidade onde é desrespeitado e expulso pelo preconceituoso xerife, que não quer vagabundos veteranos de guerra em sua cidade, mas Rambo não aceita e acaba voltando para valer seu direito de ir e vir, mas acaba sendo preso e humilhado pelos policiais. Quando está para ser levado à cela ele se revolta, escapa e faz com que o xerife e e uma dezena de policiais iniciem uma perseguição pela floresta.

Este primeiro filme tem um roteiro bem bolado, a questão dos veteranos da Guerra do Vietnã que voltaram e foram descartados pela sociedade é real e o filme mostra qual poderia ser a reação de um ex-Boina Verde (soldado de elite do exército) cheio de traumas. após ser humilhado e tratado como um bandido, além disso o filme é sensacional no que se propõe, as cenas de ação e suspense na floresta são de primeira, além da boa direção do competente e hoje sumido Ted Kotcheff e do interessante elenco que tem vários rostos conhecidos como Brian Dennehy, Richard Crenna e David Caruso.

Em “Rambo II – A Missão”, Stallone provavelmente motivado pelas palavras de Reagan, leva seu personagem de volta ao Vietnã.. Ao final do primeiro filme ele é preso e aqui o filme começa com Rambo em uma prisão federal cumprindo pena, até que seu mentor, o Coronel Trautman (Richard Crenna) oferece a ele a chance da liberdade, tendo que resgatar soldados americanos que ainda são prisioneiros noVietnã em uma missão não oficial. Ele aceita, porém nem imaginava que o exército não queria que a missão desse certo, para não ter que explicar ao público porquê muitos americanos ficaram para trás, esquecidos no Vietnã após o final da guerra.
Ótimo como filme de ação, com direção boa nesse aspecto do grego George Pan Cosmatos, porém com um roteiro menos realista, que transforma o personagem quase em super-herói e tenta fazer os EUA vencer nos cinemas uma guerra que foi perdida na vida real.

Após este filme Stallone tentou emplacar outros dois personagens, primeiro o policial “Cobra” novamente dirigido por Cosmatos e o caminhoneiro “Falcão – O Campeão dos Campeões” dirigido pelo isralense picareta Menahem Golan, mas os dois filmes fracassaram.

Após estes insucessos ele resolveu voltar ao personagem em “Rambo III”, é aqui novamente o problema está com no roteiro. Agora Rambo está vivendo recluso na Tailândia quando é procurado pelo exército americano para resgatar o Coronel Trautman que é prisioneiro dos soviéticos no Afeganistão. As cenas de ação continuam sensacionais, dirigidas por Peter MacDonald especialista neste tipo de cena, tendo sido diretor de segunda unidade em diversos filmes de ação, mas com pouca habilidade na direção de atores e na história. Outro ponto fraco do roteiro e hoje até mesmo irônico, é que Rambo é ajudado pelos Mujahedins, que na vida real lutavam contra a invasão soviética e tendo ajuda dos americanos e eram chamados de “Guerreiros da Liberdade” e quando conseguiram expulsar os soviéticos do país de vez no final dos anos oitenta, ficaram conhecidos no mundo como o Talibã, grupo fanático ultra-religioso que levou o Afeganistão de volta à Idade Média, perseguindo e matando todos os opositores do regime. além de proibir livros, televisão, trabalho feminino, entre outras loucuras.

Agora vinte anos depois Stallone resolveu encerrar a jornada de seu personagem em “Rambo IV” e o fez dignamente. A história é simples, Rambo está de volta a sua vida na Tailândia vivendo em vilarejo, até que é contratado por um grupo de missionários para leva-los até a Birmânia. Recusando de início, ele acaba aceitando depois dos vários pedidos de uma das missionárias, Sarah (Julie Benz) e avisa dos perigos de entrarem em um país em guerra civil e que eles não conseguirão mudar nada naquele lugar. Após alguns dias de tê-los deixado na Birmânia, isso é lógico, depois de já ter matado alguns bandidos da região durante o percurso, ele é avisado que os missionários foram atacados e a Igreja a que eles pertencem contrataram mercenários para o resgate, mas necessitam dele como guia. Daí começa a ação de verdade.

Este pode ser considerado o filme mais violento da série, com um número incrível de mortes encenadas com muito sangue jorrando e membros sendo decepados. A impressão é que Stallone tentou mostrar o mais real possível como deve ser um genocídio, com seqüências extremamente cruéis. Aqui o personagem mostra acreditar cada vez menos que as pessoas possam mudar as coisas e que pessoas como ele estão presas a seu destino, apesar de que deixar uma certa esperança no ar ao final do filme. Pode não ser um grande filme, mas sem dúvida é o encerramento que o personagem merecia.

14 comentários:

Red Dust disse...

Não vi ainda a 4ª parte.

O primeiro Rambo é o melhor. Stallone comedido e certo no papel. Acção bem retratada, tal como o 'choque' do regresso ao seu país.

As seguintes partes perderam qualidade e fulgor.

Em todo o caso, a personagem Rambo tem o seu lugar no cinema, sendo um verdadeiro ícone dos anos 80.

Abraço.

Anônimo disse...

Preciso rever os três filmes anteriores, principalmente o primeiro.
Vi RAmbo 4 e achei bem divertido. Sangue pra todo lado e Stallone mostra que ainda pode meter bala nos bandidos hehehe

Isabela disse...

Um filme obviamente direcionado ao publico masculino, mas todos que eu vi (falta o ultimo) tem la seu charme. Claro, que as sequencias sempre acabam perdendo o efeito do primeiro filme, mas tirando os socos, tiros, pontapés e sangue, o personagem Rambo sem dúvida é lendário.

Pedro Henrique Gomes disse...

Rambo não é um grande filme, mas é um dos melhores dos não-grandes-filmes. Exceto o último que é bem fraco.

Abraço.

Jacques disse...

Não curto a série e Stallone é um ator limitado. A única coisa que fez que merce ser visto, ao menos na minha opinião é Rocky (somente o primeiro). Mas legal a sua retrospectiva. Abcs

carol. disse...

Não sou muito fã do Stallone, mas achei legal essa iniciativa dele de "fechar" as suas duas séries de maior sucesso, Rocky e respectivamente Rambo.
Eu assisti o último Rocky, e gostei, agora só falta assistir o último Rambo!!!
Porque pode até não ser uma obra-prima, mas não podemos negar que é clássico!!!
Bjos

(fico feliz que tenha gostado do selo =])

Unknown disse...

Nunca me interessei muito por Rambo, mas parece ser bem interessante!

Anônimo disse...

Eu cresci assistindo a este tipo de filme e ADORO "Rambo". Acho que o personagem é o símbolo de uma época!

Hugo disse...

Red - A parte IV fecha bem o ciclo.

Ibertson - Se gostou do IV, reveja os outros que são na mesma linha.

Isabela - Isso é uma verdade, o personagem é marcante.

Pedro - Considero o primeiro o melhor, os outros praticamente se equivalem.

Jacques - Respeito sua opinião, nem todos gostam deste tipo de filme.

Cah - Tb acho que Stallone fez bem em fechar as séries, estava faltando algo até então.

Mateus - Se você gosta de filmes de ação, assista que irá gostar.

Kamila - Eu cresci na década de 80 e tb assisti a todos estes filmes do gênero, sei que muitas pessoas não gostam, mas são filmes que fizeram parte da nossa vida.

Unknown disse...

Confesso que nunca gostei muito desta saga e a última parte foi o culminar de uma decisão definitiva. No entanto reconheço que é um bom tipo de filme para passar um bom bocado.

Abraço

pseudo-autor disse...

O Primeiro é disparado o melhor. No entanto, esse último me surpreendeu pela coragem do Stallone retornar ao papel na idade dele. E como você disse: é violência pura. Pena que a franquia se perdeu com alguns clichês bobos da época.

Discutir a imprensa? Acesse
http://robertoqueiroz.wordpress.com

Anônimo disse...

Rambo I é sem dúvida o melhor. Bom, original, tenso, bem ágil e só pecando ao não se extender, criando um vínculo maior com os personagens e inserindo mais ação.

Rambo II já é muito mais do mesmo, nada de inspiração, cai na mesmice e não conseguiu me entreter, com raros momentos.

Rambo III deu no mesmo, com um pouquinho mais de ação e aventura.

Rambo IV já é puro sangue, ação e carnificina. O roteiro é uma linha invisível. É ruim, mas mais satisfatório que os episódios II e III.

Ciao!

Cataclismo Cerebral disse...

Só gostei mesmo do primeiro, que me pareceu ter sido feito com um genuíno sentido de drama. Claro que a dose de acção nesse filme é excelente, mas sempre admirei particularmente a temática do inadaptado que tenta regressar à civilização. Ainda não vi o último filme, mas parece-me que não vou gostar.

Abraço

Robson Saldanha disse...

Nunca vi nenhuma parte de Rambo por que confessor que Stalonne nunca foi meu ator predileto. Mas pretendo comprar os filmes e assisti-los sem duvidas!