sábado, 19 de julho de 2008

Filmes Assistidos - 81 a 90

81 – O Cão Branco (White Dog, EUA, 1982) - Nota 7
Direção – Samuel Fuller
Elenco – Kristy McNicol, Burl Ives, Paul Winfield, Jameson Parker, Paul Bartel, Samuel Fuller.
Um garota (Kristy McNicol) resolve adotar um cão e após algum tempo descobre que ele fora treinado desde filhote para atacar pessoas negras, mesmo assim ela procurará ajuda para tentar reeducá-lo. Este polêmico tema é conduzido com mão firme e sem sensacionalismo pelo falecido diretor Samuel Fuller, que deixou como principal obra o drama de guerra "Agônia e Glória".

82 – Capítulo Dois – Em Busca da Felicidade (Chapter Two, EUA, 1979) - Nota 6
Direção – Robert Moore
Elenco – Marsha Mason, James Caan, Joseph Bologna, Valerie Harper.
Um viúvo (James Caan) e uma divorciada (Masha Mason) se conhecem e resolvem casar rapidamente. Depois disso tentaram superar seus traumas juntos. Drama hoje sem muito impacto, baseado em peça de Neil Simon.

83 – Capricórnio Um (Capricorn One, EUA, 1978) - Nota 7
Direção – Peter Hyams
Elenco – Elliott Gould, James Brolin, Brenda Vaccaro, Sam Waterston, O. J. Simpson, Hal Holbrook, Karen Black, Telly Savalas, David Huddleston, James B. Sikking.
O governo americano lança uma missão em direção a Marte com três tripulantes (James Brolin, Sam Waterston e O. J. Simpson), porém tudo não passa de uma farsa, com os astronautas sendo enviados para um cenário com o intuíto de enganar a opinião pública, porém as coisas se complicam quando um repórter (Elliott Gould) começa a investigar a missão. Uma boa história sobre conspiração, mas contada de modo um pouco arrastado, vale pela curiosidade da trama.

84 – Um Cara Muito Baratinado (My Favorite Year, EUA, 1982) - Nota 7
Direção – Richard Benjamin
Elenco – Peter O’Toole, Mark Lynn Baker, Jessica Harper, Lou Jacobi, Cameron Mitchell, Joseph Bologna, Lainie Kazan, Anne DeSalvo, George Wyner.
No início da TV os programas eram ao vivo e o personagem de Peter O'Toole (que foi indicado ao Oscar pelo papel) é um astro decadente e alcoólatra que está prestes a ser despedido, mas é apoiado de todas as formas por um jovem roteirista (Mark Lynn Baker do seriado "Primo Cruzado"), que precisa dele em seu programa. Um bom misto de drama com comédia.

85 – Carrie, a Estranha (Carrie, EUA, 1976) - Nota 9
Direção – Brian DePalma
Elenco – Sissy Spacek, Piper Laurie, Amy Irving, William Katt, John Travolta, Nancy Allen, Betty Buckley, P. J. Soles.
Carrie é uma garota tímida com poderes paranormais que é discriminada no colégio por seus colegas, até que apenas por gozação, um aluno a convida para festa de formatura sem imaginar o que poderá acontecer. Clássico de suspense e terror, sendo uma da melhores obras de Brian DePalma. Teve uma continuação inferior em 1999.

86 – Carros Usados (Used Cars, EUA, 1980) - Nota 8
Direção – Robert Zemeckis
Elenco – Kurt Russell, Jack Warden, Gerrit Graham, Frank McRae, Deborah Harmon, Michael McKean, Alfonso Arau, Dick Miller, Joe Flaherty, Michael Talbott, Al Lewis.
Engraçada comédia sobre uma disputa entre duas lojas de carros usados em que os donos se odeiam apesar de serem irmãos gêmeos interpretados por Jack Warden. Até que o irmão mal assassina o outro e um funcionário deste (Kurt Russell) tenta esconder a morte do chefe para manter a loja funcionando. Piadas simples mais engraçadas, foi o primeiro sucesso de Zemeckis.

87 – Carruagens de Fogo (Chariots of Fire, Inglaterra, 1981) - Nota 10
Direção – Hugh Hudson
Elenco – Ben Cross, Ian Charleson, Nigel Havers, Nicholas Farrell, Alice Krige, Cheryl Campbell, Ian Holm, John Gielgud, Lindsay Anderson, Patrick Magee, Brad Davis, Nigel Davenport.
O filme é baseado na história real de dois corredores, o inglês rico e judeu Harold Abrahams (Ben Cross) e o escocês Eric Liddell (Ian Charleson), com cada um enfrentando seus obstáculos, lutam para disputar as Olímpiadas de Paris em 1924 e ganhar a medalha de ouro. Drama comovente e emocionante, vencedor de quatro prêmios Oscar, entre eles o de "Melhor Filme" e "Melhor Trilha Sonora" para o sensacional trabalho do grego Vangelis, que por sinal tem a música tema usada em outros filmes e eventos até hoje.

88 – Casablanca (Casablanca, EUA, 1942) - Nota 10
Direção – Michael Curtiz
Elenco – Humphrey Bogart, Ingrid Bergman, Paul Henreid, Claude Rains, Sidney Greenstreet, Peter Lorre, Conrad Veidt.
Durante a 2º Guerra Mundial em Casablanca no Marrocos, nazistas, aliados e espiões se cruzam no ponto de fuga dos europeus para os EUA. Ali Rick Blaine (Bogart) é dono de um café que mantém as aparências tratando bem um capitão nazista (Claude Rains), mas se apaixona por Ilsa (Ingrid Bergman) que é casada com o líder da resistência Victor Laszlo (Paul Henreid) e precisa decidir de qual lado vai ficar. Clássico absoluto que resiste ao tempo com sua história de amor em tempos de guerra.

89 – O Caso do Demônio Assassino (The Demon Murder Case, EUA, 1983) - Nota 5
Direção – Billy Hale
Elenco – Kevin Bacon, Liane Langland, Cloris Leachman, Eddie Albert, Andy Griffith, Richard Masur, Joyce Van Patten, Charles Fields.
Variação de "O Exorcista", com Kevin Bacon antes da fama interpretando o papel de um jovem possuído por um espírito maligno, que será submetido a sessões de exorcismo por um padre e um psiquitra (os veteranos da TV Eddie Albert e Andy Griffith).

90 – Um Caso Muito Sério (No Small Affair, EUA, 1984) - Nota 7
Direção – Jerry Schatzberg
Elenco – Jon Cryer, Demi Moore, George Wendt, Peter Frechette, Elizabeth Daily, Ann Wedgeworth, Jeffrey Tambor, Tim Robbins, Jennifer Tilly.
Simpático misto de drama com comédia, que mostra a história de amor entre um jovem fotógrafo (Jon Cryer de "Two and the Half Man") e um cantora (Demi Moore) e a dificuldade em se manter uma relação entre os jovens. É um tipo de história contada centenas de vezes no cinema, mas que vale pelo bom elenco, com uma Demi Moore jovem e linda e ainda os pequenos papéis de Tim Robbins e Jennifer Tilly.

7 comentários:

Pedro Henrique Gomes disse...

Só vi Casablanca e Carrie, ambos excelentes. Casablanca um dos melhores de todos os tempos...

Abraço!!!

Unknown disse...

Caramba, tô mal em?! Acho que não vi nenhum desses filmes! Mas em um futuro não muito distante quero ver Casablanca.

Abraço
Mateus

Isabela disse...

Carrie, a Estranha, Casablanca, e Carruagens de fogo, são simplesmente de tirar o chapéu.

Anônimo disse...

Carrie - A Estranha é excelente filme de DePalma. Casablanca é clássico obra-prima, contundente e belo. Notas 8.5 e 9.5, respectivamente.

Ciao!

Unknown disse...

Desses vi o Chariots of Fire e o Casablanca. Dou-lhes 8 e 9 respectivamente. O primeiro é inspirado em uma história verídica e está muito bem contada. A segundo é uma das mais belas histórias de amor, superada apenas, pelo magnífico "Gone with the Wind".

Abraço

Red Dust disse...

86 / 'Used Cars'.

Ora aí está uma comédia interessante, com a pretensão de apenas divertir, o que faz de forma competente.

E... temos o Kurt Russel. Que pena ter 'desaparecido' aos poucos. Um durão que se adapta muito bem às comédias.

Cá em Portugal o filme tem o título de 'Travões Avariados, Carros Estampados'.

A minha classificação: 7/10.

Abraço.

Hugo disse...

Pedro, Isabela, Wally e Fifeco - Vcs assistiram os melhores da lista.

Mateus - Além de "Casablanca"m veja tb "Carrie" e "Carruagens de Fogo" que são ótimos.

Red - Afinal alguem que assistiu um filme diferente dos mais conhecidos. Agora em Portugal os tradutores são tão criativos como no Brasil, que título hein? rs

Abraços