sexta-feira, 4 de julho de 2008

A Experiência

A Experiência (Das Experiment, Alemanha, 2001)
Direção: Oliver Hirschbiegel
Elenco: Moritz Bleibtreu, Christian Berkel, Maren Eggert, Justus Von Dohnanyy, Oliver Stokowski, Andréa Sawatzki, Edgar Selge.

Este interessante filme com uma história original, foi dirigido pelo alemão Oliver Hirschbiegel antes do ótimo "A Queda! As Últimas Horas de Hitler" e o criticado "Os Invasores".

Aqui uma corporação coloca um anúncio num jornal com a intenção de contratar doze homens para uma experiência que consiste em colocá-los numa prisão por duas semanas, sendo que seis homens serão colocados como prisioneiros e os outros seis como guardas, para análise de comportamento em uma ambiente controlado. No início os homens agem como estivessem em uma brincadeira onde ganhariam um dinheiro fácil, porém aos poucos a coisa começa a ficar séria gerando tensão entre os grupos e alguns personagens em especial, o que poderá acabar em tragédia.

O ótimo tema é desenvolvido com talento, tem como ponto principal o relacionamento que se cria com a convivência em grupo e como os líderes aparecem naturalmente, conseguindo manipular seus pares, tanto para o lado bom com para o mal.

Os destaques do elenco são para Moritz Bleitbreu de "Corra Lola, Corra", que faz o papel do prisioneiro que começa levando na tudo na brincadeira, mas que terá de mudar o comportamento e se tornar um lider e Christian Berkel, que trabalharia novamente com Hisrchbiegel em "A Queda!", como um personagem apenas observador entre os prisioneiros, que se mostrará de grande importância durante a trama.

Para quem gosta de filmes com temas originais, boas cenas de suspense e ação, além de um interessante estudo sobre comportamento do ser humano em grupo, este filme é uma ótima pedida.

7 comentários:

Anônimo disse...

Fiz uma resenha desse filme há um bom tempo no meu blog.
Muito interessante mesmo e pena que é confundido com aquela ficção científica com a Natasha Henstridge.
Também não é muito conhecido.

Isabela disse...

Esse eu não conheço.

Anônimo disse...

Lembro que o vi quando lançou em DVD e fiquei fascinado pelos polêmicos questionamentos levantados por ele. É forte, poderoso e denso.

Muito bom!

Ciao!

Pedro Henrique Gomes disse...

Essa eu vou ficar te devendo, pois esse não é o tipo de cinema que me atrai.

Grande abraço!

Hugo disse...

Ibertson - É isso mesmo, muita gente confunde com aquela ficção, filmes bem diferentes por sinal, além deste aqui ser melhor.

Isabela - Para quem gosta do tema vale a pena assistir.

Wally - Concordo com vc, é um filme que faz pensar sobre relacionamento humano e poder.

Pedro - É uma pena porque o filme é bom, mas cada um tem seu gosto, devemos respeitar.

Obrigado a todos.

carol. disse...

Parece mesmo um bom filme, pena que é um daqueles que a gente passa na locadora e não dá atenção!!
Eu trabalhei em uma e lembro muito bem dele, mas nunca peguei pra ver!! Q pena!!!
Essa história é baseada em fatos reais, não? Me lembro de algo, parece q foi realmente um estudo, acho q feito nos EUA...
Enfim...
Te deixei um selinho lá no meu blog, passa lá dps...
Até +

Anônimo disse...

Vi esse filme há algum tempo mas já tinha me esquecido do nome, bom vc me lembrar que eu posso correr atrás de ver denovo pq eu não me lembro mto, sei que gostei, rs...