terça-feira, 29 de julho de 2008

A Dama na Água

A Dama na Água (Lady in the Water, EUA, 2006)
Direção: M. Night Shyamalan
Elenco: Paul Giamatti, Bryce Dallas Howard, Jeffrey Wright, Bob Balaban, Sarita Choudhury, M. Night Shyamalan, Cindy Cheung, Freddy Rodriguez, Bill Irwin, Mary Beth Hurt, Noah Gray Cabey, Jared Harris, Tovah Feldshuh, Tom Mardirosian.

Quando o diretor indiano M. Night Shyamalan apareceu para o mundo com o sucesso de “O Sexto Sentido” em 1999, logo ele foi aclamado por parte da crítica como um novo gênio. No seu próximo filme “Corpo Fechado” ele manteve seu cartaz com a crítica, o que acabou aumentando ainda mais a expectativa em torno de sua carreira. No filme seguinte “Sinais” a recepção de público e principalmente da crítica foi fria, que começava a duvidar do talento do diretor, mas na minha opinião sem razão, mesmo não sendo um filme brilhante, era boa diversão, com história interessante e elenco de primeira com Mel Gibson e Joaquim Phoenix. Após isto a crítica ficou na expectativa do próximo trabalho e caso não fosse um grande filme, com certeza ele seria atacado e foi o que aconteceu quando ele lançou “A Vila”, seu filme mais fraco, que tem até uma boa história, mas contada em um ritmo extremamente lento e um final sem muito sentido. Após este trabalho a relação entre Shyamalan e a crítica desandou, o que resultou no massacre a seus filmes seguintes “A Dama na Água” e “Fim dos Tempos”. Quanto ao último não posso opinar pois ainda não o assisti, mas vou falar sobre o injustiçado, na minha opinião é claro, “A Dama na Água”.

Aqui Shyamalan utilizou um conto infantil de sua autoria como base para o roteiro. A trama se passa em um condomínio onde o zelador Cleveland Heep (o ótimo Paul Giamatti) descobre uma espécie de sereia vivendo na piscina (a bela, mas apagada Bryce Dallas Howard, filha do diretor Ron Howard), que está fugindo de uma criatura e necessita da ajuda dos humanos para conseguir realizar seu destino. Esta história diferente é recheada de mensagens sutis, algumas nem sempre agradáveis, mas que dão um recheio especial, como por exemplo a do personagem Faber, um crítico de cinema vivido Bob Balaban, que é arrogante e se sente superior a todos, mas que será castigado, provavelmente Shyamalan quis mandar uma mensagem para os críticos de seu trabalho. O diretor também deixa outras mensagens e perguntas, como “vale a pena salvar a humanidade?”, “qual o propósito da vida de cada pessoa?” e ainda “o que você faria se soubesse que sua morte seria importante para melhorar o mundo?”, são temas polêmicos e que são colocados na mesa por ele.

Finalizando, concordo que sua carreira não é brilhante, ele fez dois ótimos filmes e depois teve acertos e erros nos próximos trabalhos, mas Shyamalan tem algo que falta no cinema atual, originalidade, já que ele escreve, produz e dirige seus filmes sempre nos trazendo novidades e isso ele quer deixar bem claro através da frase do personagem Faber criticando um filme romântico que ele diz ter assistido apenas como obrigação de trabalho, “No mundo de hoje falta originalidade”.

9 comentários:

Cecilia Barroso disse...

Eu ainda estou tentando me superar do trauma que foi assistir a Fim dos Tempos. Confesso que acreditei no talento de Shyamalan, mas isso ficou para trás.
Gosto muito de Sexto Sentido e de A Vila (pois é, eu gosto, rs) e reconheço grandes pontos em Corpo Fechado, mas pára por aí.
Outra coisa que eu não entendo é o seguinte: como alguém com uma filmografia tão curta pode ser tão aclamado? E será que ele é o único criativo, ou ele é o único que tem financiamento?
Bom, talvez Fim dos Tempos tenha me deixado ainda mais amarga com ele...
Beijocas

Júlio Boll disse...

Assim como a Cecilia, me decepcionei totalmente com Fim dos Tempos. Amei Sexto Sentido e você deixou meu espírito cinéfilo afim de ver A Dama na Agua agora... É bom mesmo?

Abraço

Anônimo disse...

Eu gostei desse filme. Muitos descem o pau nele, mas achei singelo e divertido, mesmo com suas falhas. Não têm jeito, admiro muito o cineasta. Nem seu altamente criticado novo filme eu consegui desgostar muito.

Ciao!

Anônimo disse...

"A Dama na Água", para mim, é o pior filme feito pelo Shyamalan. Nem Paul Giamatti e Bryce Dallas Howard conseguem salvar o filme...

Hugo disse...

Cecília - Vivemos na era da velocidade, um pequeno trabalho já é considerado de gênio e po isso muitas vezes as pessoas quebram a cara quando precisam se manter no topo. Mas ainda acho que Shyamalan tem talento.

Júlio - Não espere algum grande segredo como em "O Sexto Sentido", mas o filme é competente e vale ser visto.

Wally - Vc falou, tem falhas mas é um bom filme e tb gosto do trabalho de Shyamalan.

Kamila - Como disse anteriormente, o filme tem falhas, mas é interessante.

Até mais

pseudo-autor disse...

Nunca consegui engolir A Dama na Água. Eu acho que devo ser dos poucos que não curti o filme (salvo a atuação do Paul Giamatti). Aindo considero o Shyamalan uma incógnita. Quem sabe esse século eu ainda descubro (pensei ter conseguido decifrá-lo em A Vila) o que ele deseja com sua filmografia.

Discutir mídia e cultura?
http://robertoqueiroz.wordpress.com

Pedro Henrique Gomes disse...

O filme é fraco, mas, mesmo assim, achei interessante. É uma visão bem pessoal do diretor.

Abraço!

Thiago Paulo disse...

Hugo... eu adoro o trabalho do Shyamalan, independente se a crítica goste do filme dele.. o não goste.
Aliás.. gosto de todos os filmes... e nunca levei um susto tão grande como no filme Sinais ( na parte em que o visitante do outro planeta aparece pela primeira vez.)
Ainda não cheguei a ver FDim dos Tempos...não sei se vou gostar..porque as opiniões sãi dividas!!!
Sem dúvida os filmes dele terão que estar na minha estante!!!

Abraço...

Hugo disse...

Contra-Regra - Penso que ele deseja ser original, contando histórias diferentes.

Pedro - Ele tenta deixar a sua marca nos filmes.

Thiago - Tb sou fã dele, mas independente do diretor, sempre tento ver as qualidades dos filmes.

Abraço