terça-feira, 15 de julho de 2008

Con Air - A Rota da Fuga

Con Air - A Rota da Fuga (Con Air, EUA, 1997)
Direção: Simon West
Elenco: Nicolas Cage, John Cusack, John Malkovich, Ving Rhames, Nick Chinlund, Steve Buscemi, Colm Meaney, Rachel Ticotin, Dave Chappelle, Mykelti Williamson, Danny Trejo, M. C. Gainey, Steve Eastin, Renoly Santiago, Monica Potter, Jesse Borrego.

Na década de oitenta a dupla de produtores Don Simpson e Jerry Bruckheimer ficou famosa com sucessos como "Flashdance", "Um Tira da Pesada" e "Top Gun". Após estes continuaram a produzir sucessos populares, geralmente filmes com grandes orçamentos, elencos de astros e muito marketing. Quando Don Simpson morreu de overdose em 1996 muitos pensaram que a carreira de Bruckheimer estava acabada, mas pelo contrário, logo em seguida ele produziu sozinho este "Con Air", mostrando quem era a cabeça pensante da dupla e iniciou um carreira solo de grande sucesso também, inclusive produzindo seriados como "Cold Case" e "Whithout a Trace".

Geralmente ele procura trabalhar com diretores que vieram da propaganda e que colocam em primeiro lugar nos seus filmes a ação, com cortes rápidos e ritmo vertiginoso, gente como Tony Scott e Michael Bay. Neste "Con Air" ele lançou o inglês Simon West, que viria a dirigir "A Filha do General" e "Tomb Raider".

A história em "Con Air" é simples, mas é aquele tipo de filme que devemos deixar de lado o realismo e aceitar os absurdos que acabam dando graça ao filme. Aqui Nicolas Cage é o veterano do exército Cameron Poe, que após voltar para casa e encontrar a esposa grávida, acaba entrando em um briga de bar e mata um sujeito, sendo condenado a prisão. Anos depois ele é libertado em condicional e como precisa viajar para outro estado para encontrar a família, resolve pegar carona no "Con Air", um tipo de vôo que realmente existe nos EUA e é usado para transportar presos. Neste caso o avião está lotado de bandidos perigosos e cada um com um apelido que diz um pouco sobre seus crimes. Tudo vai bem até que Cirus "O Virus" (o ótimo John Malkovich) lidera um rebelião e toma o avião, fazendo com que Poe tenha que mentir dizendo que ainda tem muitos anos de prisão para cumprir. Aí começa a ação.

Um grande elenco que parece se divertir com seus personagens caricatos, tendo entre os bandidos gente boa como Ving Rhames, Steve Buscemi e o sinistro Danny Trejo. Do lado da lei estão John Cusack como um agente do FBI meio hippie e Colm Meaney como o agente arrogante.
Um ótimo filme de ação com sequências espetaculares, muitos tiros, brigas e citando mais uma vez, um elenco que vale o ingresso.

12 comentários:

Pedro Henrique Gomes disse...

Já perdi as contas de quantas vezes eu assisti esse filme. Só pela "Temperatura Máxima" acho que umas 3...
Não consigo analisar criticamente esse filme por causa disso. Achei legal!!!

Rodrigo Fernandes disse...

volta e meia o vejo em algum lugar.. sempre passa na tv...rs...porém tbm estou no time do Pedro.. não consigo fazer uma critica sobre ele.
Me divirto muito com ele, acho as cenas muito boas e apesar da apatia do Nicolas Cage o filme funciona e muito bem...
Abraços!!!

Red Dust disse...

Também é um dos filmes que mais passa nas televisões portuguesas. Diverte, tem boas cenas de acção, os actores acabaram por brincar com os seus personagens, em resumo... objectivo cumprido!!!!!

7/10.

Abraço.

Unknown disse...

Poxa, mesmo passando na TV sempre, eu nunca vi, mas o elenco é bem bom e pelos comentários parece ser interessante, da próxima vez wue passar na TV quero ver se assisto.

Abraço
Mateus

Unknown disse...

Obs: coloquei o seu link lá no "Cinéfilos do Cinema", ok?!

Abraço

Hugo disse...

Pedro, Rodrigo e Red - É um filme para se divertir e deixar de lado qualquer análise mais profunda.

Mateus - Vale a pena assistir, é uma ótima diversão.

Abraços

Anônimo disse...

Vi há tempo demais para poder lembrá-lo. Alguns dizem ser o melhor da filmografia fraca de Bay, mas eu ainda acho que é A Ilha.

Ciao!

Anônimo disse...

Meu Deus, cometi um erro grotesco. Consegui confundir "Con Air" com "A Rocha"!.

ME IGNOREM, PLEASE!

rsrsrsrrs

Ciao!

Cecilia Barroso disse...

Eu gosto desse filme. Meu tio até me deu um vhs dele. É divertido mesmo e deve ser assistido sem nenhuma pretensão. Mas eu ainda gosto mais do A Outra Face... hehehe

Beijocas

Ps.: Ah, Hugo, finalmente eu me decidi por uma frase. Foi difícil...

Isabela disse...

Pode não ser nenhuma obra de arte hollywoodiana, mas é um filme que vale o ingresso/locação. Bons atores, muita ação, um pouco de comédia, boa trilha sonora. Vale a pena!

Dr Johnny Strangelove disse...

é bobo ... mas é massa ... eheheheh

Hugo disse...

Wally - Tudo bem...todos nós aqui assistimos filmes demais...rs

Cecília, Isabela e Johnny - Falaram tudo, um diversão bem legal.