segunda-feira, 21 de julho de 2008

Band of Brothers

Band of Brothers (Band of Brothers, EUA, 2001)
Direção: Phil Alden Robinson, Richard Loncraine, Mikael Salomon, David Nutter, Tom Hanks, David Leland, David Frankel, Tony To.
Elenco: Damian Lewis, Donnie Walhberg, Ron Livingston, Matthew Settle, Rick Warden, Frank John Hughes, Scott Grimes, Neal McDonough, Rick Gomez, Eion Bailey, James Madio, Kirk Acevedo, Michael Cudlitz, Richard Speight Jr, Dexter Fletcher, David Schwimmer, Dale Dye, Jimmy Fallon, Tom Hanks, David Andrews, James McAvoy, Colin Hanks, Simon Pegg.

Esta sensacional mini-série produzida por Tom Hanks e Steven Spielberg, surgiu no caminho do dois após eles terem feito o também ótimo "O Resgate do Soldado Ryan" e diferente deste, que nos mostra um fantástico início com a chegada dos soldados aliados a Normandia no Dia D (6 de Junho de 1944) e que depois se desenvolve mais como um drama, "Band of Brothers" é uma pancada no melhor sentido, dividida em dez episódios de uma hora cada, ao mesmo tempo que ela desenvolve os personagens, acaba nos mostrando batalhas sangrentas no meio da lama e da neve, não deixando pedra sobre pedra.

Baseada no livro autobiográfico de Stephen E. Ambrose, conta a história da Easy Company que participou da campanha dos aliados na Europa, mostrando desde o início do treinamento do soldados ainda nos EUA, passando pelo chegada as praias da Normadia no Dia D e por batalhas sangrentas, talvez a pior delas tenha sido a de Bastogne, onde os soldados já cansados tiveram de lutar debaixo de um frio intenso e neve, chegando até quando os americandos tomaram o "Ninho da Águia", a fortaleza de Hitler nos Alpes já no final da guerra.

A crueldade da guerra e suas batalhas sangrentas são mostradas com um realismo poucas vezes visto, talvez igual apenas ao início do "Resgate do Soldado Ryan" como eu já citei. O diferencial aqui são os personagens que tem mais tempo para serem desenvolvidos e como a guerra faz as pessoas mudarem, deixando sequelas em todos, até mesmo naqueles que não se feriram.

O ótimo elenco tem apenas dois atores que eram famosos na época, David Schwimer de "Friends" que faz um Capitão em que os soldados não confiam e Tom Hanks em um pequeno papel. O restante era formado por atores pouco conhecidos mas que deram conta do recado e hoje são rostos famosos como Ron Livingston, Damian Lewis, Donnie Wahlberg (irmão de Mark), Dexter Fletcher e o ótimo Neal McDonough.

Outro ponto interessante é a direção, onde oito diretores dirigiram os episódios (Mikael Salomon e David Frankel dirigiram dois cada), entre eles o próprio Tom Hanks e mantiveram um nível elevado, mesmo cada um com seu estilo.

A mini-série ganhou merecidamente vários prêmios e agora para 2009, Tom Hanks e Spielberg novamente uniram forças e vão lançar "Pacífico", também em dez episódios para contar as histórias das batalhas dos aliados contra o exército japonês. É esperar para conferir.

5 comentários:

Anônimo disse...

Band of Brothers é uma série muito linda. Agora, eu acho engraçado como os americanos na segunda guerra são unanimamente encarados como heróis, e no Vietnã as coisas não são assim, devido à exposição real da guerra. Fiz esse comentário pq acho engraçado a forma que a gente trata os combatentes da Segunda Guerra e os do Vietnã. Tá, nada a ver, rs.

Hugo disse...

Cara da Locadora - Seu comentário é interessante, mas acho que a explicação vem em virtude da Segunda Guerra ter sido iniciada por Hitler e os americanos terem sido forçados a participar após serem atacados em Pearl Harbour e terem um papel fundamental na vitória. No Vietnã a história é diferente, os americanos já eram uma potência e entraram nessa guerra apenas por questões políticas (Guerra Fria).

Abraço

Cecilia Barroso disse...

Eu não assisti à série toda, mas os episódio que vi foram muito bem dirigidos e primorosos esteticamente. O único problema é que não consigo ver muita coisa sobre o tema e aí, acabei desistindo...

Pedro Henrique Gomes disse...

Já escrevi sobre Band of Brothers lá no blog. Adoro a série. Acho absolutamente bem feita, muito a cara de Spielberg.

Abraço!!

Anônimo disse...

Me bato sempre que me lembro de que peguei para assistir e desisti antes de começar!

Um dia corrijo esse erro.

Ciao!