sexta-feira, 4 de abril de 2008

Vôo United 93

Ficha Técnica:
Vôo United 93 (United 93, EUA, 2006)
Direção: Paul Greengrass
Elenco: David Alan Basche, Trish Gates, Richard Bekins, Polly Adams, Khalid Abdalla, David Rasche, Tom O'Rourke, Peter Pellicane, Gregg Henry.

O diretor inglês Paul Greengrass conta aqui a história do avião sequestrado pelos terroristas no dia 11 de Setembro de 2001 que não chegou a atingir o alvo desejado pelos sequestradores (em tese seria a Casa Branca) e foi derrubado durante a tentativa dos passageiros em retomar o comando da aeronave lutando contra os sequestradores.

O filme se baseou nos telefonemas dados pelos passageiros e tripulantes do vôo para parentes e amigos assim que o avião foi sequestrado, para pedir ajuda. Estes fatos são mostrados no filme e a cada contato os passageiros são avisados que outros aviões foram sequestrados e bateram no World Trade Center. Estas informações mais o desespero diante de sequestradores tão ou mais apavorados do que eles, a violência utilizada para tomada da aeronave e principalmente a sinistra percepção de que o avião seria jogado contra algum alvo, fez com que um grupo de passageiros tentasse entrar na cabine de comando para retomar o avião. Conseguiram frustrar o plano dos sequestradores, mas não evitaram a queda do avião,

A história é contada desde a chegada de passageiros e tripulantes no aeroporto, recurso muito uilizado em filmes catástrofe, mas os clichês param por aqui, todo o restante foi filmado como um documentário (Greengrass fez o mesmo no ótimo "Domingo Sangrento") numa tensão crescente, transmitindo com realismo toda a angústia e desespero de pessoas comuns que são obrigadas a tomar um atitude para tentar salvar suas vidas.

O elenco sem estrelas, com vários atores de televisão e o hoje conhecido Khalid Abdalla de "O Caçador de Pipas" como o piloto líder dos sequestradores, dá conta do recado com muita competência.

Este filme tem muito mais suspense de qualidade do que a maioria dos blockbusters do gênero, sem apelar para efeitos especiais ou monstros passa uma sensação de claustrofobia e desespero para quem assiste, que com certeza irá lembrar da história na próxima vez que viajar de avião.

4 comentários:

Rodrigo Fernandes disse...

acho fantastico esse filme... acho que passou batido por muita gente e não entendo o motivo, talvez pelo fato de acharem que o "tema" estava meio desgastado e que todas as imagens do 11/09 já puderam ser vistas, mas aí entra o Paul com uma qualidade super interessante, num ponto de vista original. A camera o tempo todo nervosa, na mão, a trilha sonroa fantástica e ao mesmo tempo aterrorizante de forma sutil... o filme é mutio bom mesmo... fala de um tema que todo mundo cansou de ver na Tv, mas consegue ser original...
abraços

Pedro Henrique Gomes disse...

Subestimado...
Nade Vôo United 93 foi reconhecido.
Uma pena, pois é um ótimo filme.

Abraço!!!

Hugo disse...

Rodrigo e Pedro,
Vcs tem razão, é estranho este filme ter passado batido por aqui, dá a impressão que os distribuidores não acreditaram nele e esperaram lucrar apenas em vídeo.

Abraço.

Kamila disse...

O que eu mais gosto nesse filme, além da direção de Paul Greengrass e outros elementos técnicos, como a edição; é o fato de que o diretor conta uma história que poderia ser muito dolorosa com extremo respeito. Além disso, a trama do filme nos insere completamente dentro daquele avião. Assistindo ao filme, a sensação que eu tive foi a de que eu também estava ali dentro e isso foi agoniante para mim.