sábado, 12 de abril de 2008

The Shield

Ficha Técnica:
The Shield (The Shield, EUA, 2002)
Criador: Shawn Ryan
Elenco: Michael Chiklis, Catherine Dent, Walton Goggins, Kenneth Johnson, Benito Martinez, Jay Karnes, Michael Jace, David Rees Snell, Cathy Cahlin Ryan, CCH Pounder.

Quando esta série estreou provavelmente foi uma aposta do criador Shawn Ryan e do veterano produtor Scott Brazil, do antigo sucesso "Hill Street Blues" que mostrava o dia a dia em uma delegacia de polícia num bairro pobre de Nova Iork no início dos anos oitenta. Aqui em "The Shield" temos uma locação parecida, uma delegacia no distrito de Farmington em Los Angeles onde gangues de negros e latinos disputam espaço para a venda de drogas, porém a semelhança fica por aí, a história de "The Shield" coloca policiais corruptos como protagonistas, algo incomum nos seriados americanos e além disso quando foi lançada em 2002 seu elenco era formado por ilutres desconhecidos.

O personagem principal é o detetive Vic Mackey vivído por Michael Chiklis (O Coisa do "Quarteto Fantástico) que comanda uma unidade de combate as gangues chamada "Strike Team", tendo como leais companheiros o esquentado Shane Vendrell (Walton Goggins), Curtis Lemansky o "Lem" (Kenneth Johnson) e Ronnie Gardocki (David Rees Snell), que não tem limites para prenderam bandidos, usando de todos os métodos e além disso ainda extorquem dinheiro dos traficantes em troca de que eles não entrem em guerra. O chefe da delegacia é o Capitão David Aceveda (Benito Martinez) um latino ambicioso que quer a qualquer custo derrubar Vic e se eleger Vereador. No meio desta briga temos ainda a honesta dupla de detetives, o convencido mais também ingênuo Dutch Wagenbach (Jay Karnes) e Claudette Wyms (CCH Pounder) provavelmente a personagem mais sensata da série. E finalizando o elenco, temos a dupla de policiais Danny Sofer (Catherine Dent) amante de Vic e o homossexual enrustido Julien Lowe (Richard Jace), além da mulher de Vic, Corrine (Cathy Cahlin Ryan).

Acompanho a série desde o início e vejo como as grandes qualidades dela, a história que é continua, sendo que acontecimentos da primeira temporada ainda repercutem na sexta por exemplo, algo como se os pecados de cada um sempre voltassem para atormentá-los, além do elenco que passa todas as qualidades e os defeitos de cada personagem, que são fortes e agem muitas vezes por lealdade e outras para salvar a própria pele, mas o caráter de cada um é muito bem definido.

Outro destaque é a ambiguidade do personagem principal Vic, apesar de corrupto e violento ao extremo com bandidos, ele tem uma lealdade total com seus companheiros e cobra o mesmo deles. Ele se mostra ao mesmo tempo um pai amoroso com seus filhos e e um cara que não pensa duas vezes em trair a esposa.

Apesar de não ser um sucessso absoluto, talvez em virtude de ser extremamente realista e violento, "The Shield" tem um público cativo que foi crescendo com o tempo e ajudou para que a série tivesse participações especiais no elenco fixo, principalmente na quarta temporada com Glenn Close como a Capitã Mônica Rawling e na quinta Forest Whitaker como o Tenente Jon Kavanaugh que tenta prender o "Strike Team" de todas a maneiras.

Havia a notícia de que a sexta temporada seria a última, porém os produtores resolveram dividí-la em duas e agora estamos esperando a sétima para descobrir como acabará está história empolgante, que na temporada passado parou no meio da trama, quando a história pegava fogo. Para quem gosta do gênero recomendo que assista, de preferência desde o início para poder entender toda a trama e as motivações dos personagens.

5 comentários:

Rodrigo Fernandes disse...

Nunca vi nem a série e nem o filme, mas já ouvi falar mutio da série...
abraços

Anônimo disse...

Já ouvi falar bastante dessa série e acho que posso gostar dessa série.
Gosto de filmes policiais crus e violentos e acredito que posso gostar dessa série.
Vou ver se acompanho depois.
O problema é que já tem diversas séries que acompanho, ter que arranjar um tempinho para essa.
Abraço!

Pedro Henrique Gomes disse...

Esse foi um seriado que eu muito vi. Infelizmente, não consegui acompanhar mais...

Abraço!!!

Anônimo disse...

Uma boa série, que infelizmente acabei deixando de acompanhar por motivos diversos. Espero poder reve-la com mais calma.

Hugo disse...

A todos que escreveram, se tiverem uma chance voltem ou comecem a assistir, a série é um diferencial em comparação as outras do gênero policial.

Abraço.