domingo, 27 de abril de 2008

Filmes Assistidos - 31 a 40

31 – Ao Mestre Com Carinho (To Sir, With Love, EUA, 1967) - Nota 8
Direção – James Clavell
Elenco – Sidney Poitier, Judy Geeson, Suzy Kendall, Lulu, Christian Roberts.
Um professor negro (Sidney Poitier) vai lecionar em colégio de Londres e enfrenta o preconceito para dar uma lição de vida aos alunos. Clássico do cinema, talvez o primeiro filme que colocou um professor como uma espécie de herói para os alunos.

32 – Apostando no Amor (Dogfight, EUA, 1991) - Nota 7
Direção – Nancy Savoca
Elenco – River Phoenix, Lili Taylor, Richard Panebianco, Anthony Clark.
Na noite antes de embarcarem para o Vietnã, jovens recrutas vão a um bar e fazem uma aposta: Quem ficar com a garota mais feia é o vencedor. O que começa como comédia se transforma em drama quando o personagem do falecido River Phoenix se apaixona pela sua vítima, a personagem de Lili Taylor e vê o quanto será difícil deixá-la para ir à Guerra.

33 – Armadilha Mortal (Deathtrap, EUA, 1982) - Nota 7
Direção – Sidney Lumet
Elenco – Michael Caine, Cristopher Reeve, Dyan Cannon, Irene Worth, Henry Jones.
Um escritor que há muito tempo não tem um sucesso (Michael Caine), vê em na peça escrita por um aluno (Christopher Reeve) a chance de voltar ao topo, com isso ele o convida para um fim de semana em sua casa e planeja junto com a esposa (Dyan Cannon) assassiná-lo. Bom suspense dirigido pelo sempre competente Lumet.

34 – Armadilhas do Amor (Love at Large, EUA, 1990) - Nota 6
Direção – Alan Rudolph
Elenco – Tom Berenger, Anne Archer, Elizabeth Perkins, Kate Capshaw, Annette O’Toole, Ted Levine, Ann Magnuson, Kevin J. O’Connor, Ruby Dee, Barry Miller, Neil Young, Gailard Sartain.
Um detetive (Berenger) é contratado por mulher sensual (Anne Archer) para seguir um homem e nesse trabalho ele se envolve com outra mulher (Elizabeth Perkins). Misto de policial e suspense com pitadas de filme noir, com resultado apenas razoável. Dirigido por Alan Rudolph que era promissor na década de oitenta, mas acabou não correspondendo à expectativa.

35 – Armados e Perigosos (Armed and Dangerous, EUA, 1986) - Nota 6
Direção – Mark L. Lester
Elenco – John Candy, Eugene Levy, Robert Loggia, Kenneth McMillan, Meg Ryan, Brion James, Jonathan Banks, Don Stroud, Steve Railsback.
Um policial expulso da corporação (O simpático e já falecido John Candy) e um advogado fracassado (Eugene Levy de "American Pie") vão trabalhar de seguranças e descobrem um esquema de corrupção liderado pelo presidente do sindicato (Robert Loggia). A partir muito confusão nesse misto de filme de ação com comédia.

36 – Armas e Amores (Swing Shift, EUA, 1984) - Nota 6
Direção – Jonathan Demme
Elenco – Goldie Hawn, Kurt Russell, Christine Lahti, Ed Harris, Fred Ward, Sudie Pond, Holly Hunter, Charles Napier, Roger Corman.
Durante a 2º Guerra as mulheres acabaram preenchendo as vagas dos soldados trabalhando em fábricas, neste contexto se passa esta história com pitadas de drama e comédia. Trabalho apenas mediano do diretor Demme ("O Silêncio dos Inocentes").

37 – A Arte da Extorsão (Minbo No Onna, Japão, 1992) - Nota 9
Direção – Juzo Itami
Elenco – Nobuko Miyamoto, Akira Takarada, Yasuo Daichi, Takehiro Murata.
O dono de um hotel em Tóquio uma advogada especializada em lutar conta a Yakuza para tentar afastar os gangsters do local. Ótimo drama policial com toques de comédia, especialidade de Itamo que fez vários filmes ridicularizando a Yakuza (os ótimos "A Coletora de Impostos I e II"), sempre com sua esposa Nobuko Miyamoto no papel principal. Com estes filmes ele teve vários problemas com a Máfia Japonesa, inclusive uma tentativa de assassinato. Juntando isso ao fato de que foi acusado de trair a esposa com uma adolescente, ele suicidou-se em 1997.

38 – Arthur – O Milionário Sedutor (Arthur, EUA, 1981) - Nota 7
Direção – Steve Gordon
Elenco – Dudley Moore, Liza Minelli, John Gielgud, Geraldine Fitzgerald, Jill Eikenberry, Stephen Elliott.
O baixinho inglês Dudley Moore fez sucesso no final da década de setenta e início da de oitenta com filmes como "Mulher Nota 10 " e este "Arthur". Sucesso de bilheteria, ele conta a história de milionário (Moore) que precisa casar dentro de um mês para herdar um fortuna da família, porém ele é um playboy que bebe demais. Muita confusão e um bom par com Liza Minelli são os pontos altos do filme, além da boa presença de John Gielgud como seu mordomo. Teve uma continuação em 1988 que foi um fracasso. Moore faleceu em 2002 já sem a mesma fama.

39 – Asa Branca, um Sonho Brasileiro (Brasil, 1981) - Nota 7
Direção – Djalma Limonge Batista
Elenco – Edson Celulari, Eva Wilma, Walmor Chagas, Gianfrancesco Guarnieri, Rita Cadillac, Mané Garrincha, Mario Américo, Grande Otelo.
Um dos poucos filmes brasileiros sobre futebol, mostra a trajetória de Asa Branca (Edson Celulari), que sai de um time do interior do país para jogar em uma equipe grande numa época em que o futebol não pagava salários milionários e tem de enfrentar todos os obstáculos, tanto da carreira, quanto da vida na cidade grande. Bom filme, vale como curiosidade sobre o tema.

40 – Asas do Desejo (Der Himmel Uber Berlin, Alemanha, 1987) - Nota 10
Direção – Wim Wenders
Elenco – Bruno Ganz, Otto Sander, Solveig Dommartin, Peter Falk, Curt Bois
A obra-prima de Wim Wenders conta a história de dois anjos (Bruno Gaz e Otto Sander) que perambulam pelas ruas e o telhados de Berlim no pós-guerra e ouvem os pensamentos, as alegrias, tristezas e desejos dos moradores da cidade, que não podem vê-los, nem eles podem interagir com estas pessoas. Mas tudo muda quando um dos anjos (Ganz) se apaixona por uma trapezista (Solveig Dommartin) e resolve se transformar em humano para viver este amor, mesmo sabendo que terá de enfrentar a mortalidade. Um filme delicado, um drama com imagens e diálogos tocantes, onde os anjos enxergam em preto e branco e os humanos em cores. Teve uma boa continuação em 1993 "Tão Longe, Tão Perto", mas sem o mesmo encanto e foi refilmado nos EUA como "Cidade dos Anjos" com Nicolas Cage e Meg Ryan.

4 comentários:

Rodrigo Fernandes disse...

Poxa, vida, um filme apenas que assiti dessa sua lista nova..."Asas do Desejo" é simplesmente sublime, gradne fime!!!
tenho vontade muita de ver o filme com o Sidney Poitier...
abraços!!!

Isabela disse...

Destaque total para Ao Mestre Com Carinho,um clássico! Marcou uma geração e criou um novo genero.

Thiago Paulo disse...

Nossa ainda não conferi nenhum dos filmes que vc citou no post!
mais todos aparentam ser muito bom!!!

abraços!!!!!

Anônimo disse...

Amei o filme Apostando no amor.

Se alguém tiver a legenda em português ou onde posso comprar este filme me avise: drikarioss@yahoo.com.br