quarta-feira, 2 de abril de 2008

12 Homens e Uma Sentença - 1957 e 1997


12 Homens e Uma Sentença (12 Angry Men, EUA, 1957) Direção: Sidney Lumet Elenco: Henry Fonda, Martin Balsam, Lee J. Cobb, John Fiedler, E. G. Marshall, Jack Klugman, Edward Binns, Jack Warden, Joseph Sweeney, Ed Begley, George Voskovec, Robert Webber.

12 Homens e Uma Sentença (12 Angry Men, EUA, 1997) Direção: William Friedkin Elenco: Jack Lemmon, George C. Scott, Humer Cronyn, Edward James Olmos, James Gandolfini, Courtney B. Vance, Ossie Davis, Armin Mueller Stahl, Dorian Harewood, Tony Danza, Mykelti Williamson, William Petersen, Mary McDonnell. 

 O diretor Sidney Lumet fez sua estreia no cinema com este filme em 1957, sobre a história de um júri que precisa dar um veredito unânime sobre um caso em que um garoto de origem latina é acusado de ter assassinado o próprio pai. 

 A princípio todos estão prontos para condenar o garoto, alguns com pressa para irem embora e cuidar de suas vidas e seus compromissos, porém apenas um deles, o arquiteto Davis interpretado por Henry Fonda quer discutir sobre o caso, alegando que antes de condenar alguém a morte é necessário analisar os fatos com extremo cuidado. A partir daí ele começará a questionar as provas e a posição de cada jurado, despertando as diferenças existentes entre os envolvidos. 

 A questão da diferença talvez seja o ponto alto do filme, pois no júri existem pessoas de diferentes idades, formação cultural e nível social, o que fará com que aflorem conflitos e a cada novo debate ficamos conhecendo a personalidade de cada um e seus pensamentos, desejos e até os preconceitos. 

Outro fator que faz os jurados entrarem em conflito é o ambiente. O filme se passa todo em uma pequena sala em um dia de calor intenso, o que aumenta ainda mais a sensação de claustrofobia, ajudando a acirrar os ânimos. 

 O elenco é ótimo, sendo encabeçado por Henry Fonda e com nomes de peso como Lee J. Cobb, Martin Balsam e Jack Warden. além da ótima direção de Lumet, que faria ainda outros grandes filmes como "Rede de Intrigas", "Serpico" e o clássico '"Um Dia de Cão". 

A refilmagem de 1997 dirigida pelo diretor William Friedkin de "O Exorcista" e "Operação França" não faz feio, feito para a televisão também com um bom elenco, tem Jack Lemmon no papel que foi de Henry Fonda e passa a mesma sensação de claustrofobia e os conflitos de conceitos entre os personagens. 

 Vale a pena assistir o original e sua refilmagem para analisar a mesma história contada por dois diretores talentosos e também para analisar como cada pessoa em decorrência de sua vivência e seu modo de ser, vê o mesmo acontecimento de modo diferente do outro, além da dificuldade que a maioria das pessoas tem em aceitar a opinião de terceiros.

12 comentários:

Red Dust disse...

Só vi a versão de 1957. Um Henry Fonda dominador e esmagador num ambiente completamente claustrofóbico e tenso para a maioria dos intervenientes.

Um belíssimo filme. Absorvente do início ao fim.

Pedro Henrique Gomes disse...

Não vi ambos....vergonha...

Abraço!!

Anônimo disse...

O original é um clássico obviamente ;)

Anônimo disse...

As duas versões conseguem se equivaler - talvez a primeira leve vantagem apenas por ser a original. Ah! prefiro George C. Scott como coadjuvante-mor, parece que dá mais intensidade do que Cobb.
que vc acha?
e Jack e Henry são nota 1000!

Anônimo disse...

Sou apaixonada pelo filme. Ambas as versões são magnanimas no que fazem. Um grande roteiro interpretado de duas formas, e justamente com o tema de interpretações que cada um tem. E como isso pode influenciar em um testemunho. Grandes elenco, grandes atuações!

Rodrigo Fernandes disse...

não conhecia esa versão de 97, acho que maispelo fato de ser sido feito rpa tv.. enfim... ainda não vi o do Lumet, mas realmente dizem ser o melhor filme de tribunais, com grandes dialogos, grandes interpretações e debates.. espeor acha-lo nas prateleiras da minha locadora, hhehe, deve tá jogado num canto, infelizmente...
abraços

Hugo disse...

Felipe, concordo com vc, George C. Scott tem uma força impressionante mesmo sendo apenas coadjuvante no filme, melhor que Cobb no original.

Rodrigo, como disse a Isabela no comentário as duas versão são muito boas, a refilmagem mesmo sendo feita para TV não faz feio ao original e o elenco até bom quanto o primeiro filme tb.

Anônimo disse...

Vale a pena conferir, pois ele trata de comportamento humano de forma muito apropriada. O comportamento do personangem Davis é um exemplo a ser seguido.

Anônimo disse...

Alguém sabe onde posso comprar esse filme? (1997 - Dublado)

Hugo disse...

Anônimo - Esta versão de 1997 nem sei se foi lançada em dvd ou mesmo vhs. As vezes o canal a cabo MGM passa este filme ou ainda o Telecine Cult.

Abraço

Helder ícaro disse...

eu vi a versão de 97 gostei do filme, apenas dialogos pra chamar a atenção, incrivel, nanda de robôs gigantes e alienigenas, apenas boas atuações

Hugo disse...

Helder - Os dois filmes são ótimos, a diferença é que o original tem um elenco superior.

Abraço