domingo, 6 de abril de 2008

Ben-Hur

Ficha Técnica:
Ben-Hur (Ben-Hur, EUA, 1959)
Direção: William Wyler
Elenco: Charlton Heston, Jack Hawkins, Haya Harareet, Stephen Boyd, Hugh Griffith, Martha Scott, Cathy O'Donnell, Sam Jaffe.

Ontem o cinema perdeu uma de suas lendas vivas, o ator Charlton Heston que protagonizou diversos clássicos com "Os Dez Mandamentos", "El Cid", "O Planeta dos Macacos", "Juramento de Vingança" e "Ben-Hur", entre tantos outros.

Sempre fazendo papéis de homens fortes, em "Ben-Hur" ele interpreta Judah Ben-Hur um rico mercador judeu que vive em Jerusalém no século I, que tem a vida mudada quando seu antigo amigo de juventude Messala (Stephen Boyd) agora um general romano volta para a cidade e em razão de divergências políticas ele considera Ben-Hur um inimigo e o transforma em escravo, afastando-o da família e de sua amada Esther (Haya Harareet). A partir daí começará a odisséia de Ben-Hur para fugir da escravidão e retornar a sua cidade para se vingar de seu inimigo.

Dirigido pelo grande William Wyler ("O Colecinador" e "Horas de Desespero"), o filme é um dos maiores épicos de todos os tempos, com cenas de batalhas sensacionais, como a corrida de bigas em Roma e a fuga dos escravos da galera romana, filmadas com maestria ajudaram o filme a vencer onze prêmios Oscar, entre eles o de melhor filme, melhor ator para Heston, coajuvante para Hugh Griffith e direção para Wyler, feito este igualado apenas em 1997 por "Titanic" e em 2003 por "O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei".

Quanto a Heston uma nota triste, nos últimos anos ele foi presidente da controversa Associação Nacional do Rifle nos Estados Unidos que defende a idéia de que todo cidadão de bem tem direito de portar arma, fato este que fez com que Michael Moore o procurasse para entrevista em seu documentário "Tiros em Columbine" para falar sobre armas na América. O diálogo entre os dois sobre o assunto mostra a fragilidade de um homem extremamente envelhecido e que como o durão que sempre foi e interpretou no cinema, defende um associação que em nada ajuda na situação atual do mundo, mas que parece não ter a noção da proporção deste problema no país. Apesar disso, como ator ele nos deixou um carreira de grande filmes e personagens que será lembrada para sempre.

7 comentários:

Rodrigo Fernandes disse...

existem dois Charlton Heston - o grande astro dos cinemas e que foi imortalizado, sme sombra de dúvidas com o Ben Hur e a pessoa Charlton Hesto que possui uma mentalidade estranha e controversia que, para ele é normal...
lembro dessa entrevista que ele deu ao Michael Moore e confesso que fiquei com muita raiva dele, pois cai por água abaixo tudo que ele conquistou por causa de algumas palavras tolas e motivadas por poder e ganancia... infelizmente, mas há de se separar as duas figuras do grande Charlton Hesto...
é a mesma coisa do Pelé.. o cara foi fera nos gramados, mas pede para ele abrir a boca e comentar algum assunto... só fala abobrinha, heheh
abraços

Thiago Paulo disse...

Nossa...muito triste essa perda!
Apesar de nunca ter visto o clássico Ben-Hur...ele está na minha lista de filmes que quero muito ver!
Infelizmente todos partiremos um dia....mais as nossa conquistas ficaram!
Tambem vou te linkar lá no meu blog!
um abraço.

www.thiagocineseries.blogspot.com

Red Dust disse...

Mais uma 'partida'. Um actor de grande carisma nas telas.

'Ben-Hur' não é dos que mais apreciei dele. Recordo-me, por exemplo, do magnitismo que foi ver 'Khartoum' ou '55 Days at Peking'.

Hugo disse...

Rodrigo,
Vc falou tudo, a comparação com Pelé é exata, dois craques na vida profissional e pernas de pau em suas atitudes no mundo real.

Red,
Tb gosto muito de "55 Dias em Pequim", já "Kharthoum" eu não assisti.

Anônimo disse...

Um dos melhores filmes do genero, que eleva Charlton Heston a seu papel de gênio do cinema. Um ator com postura, excelente carga dramatica, lindo e inteligente. Um de seus melhores papéis, junto de Moisés.

Pedro Henrique Gomes disse...

Esse é dos classicos, mas eu realmente nunca gostei do Heston,(fora das telas) mas lamento muito essa perda para o cinema...

Abraço!!!

Unknown disse...

Ben Hur é sem qualquer dúvida, um dos grandes clássicos cinematográficos, tendo conquistado, com todo o mérito, o seu lugar na história. Charlton Heston será certamente recordado com estima e admiração.

Abraço