segunda-feira, 28 de abril de 2008

Antes do Amanhecer e Antes do Pôr-do-Sol


Ficha Técnica:
Antes do Amanhecer (Before Sunrise, EUA, 1995)
Direção: Richard Linklater
Elenco: Ethan Hawke, Julie Delpy.


Ficha Técnica:
Antes do Pôr-do-Sol (Before Sunset, EUA, 2004)
Direção: Richard Linklater
Elenco: Ethan Hawke, Julie Delpy.

Quem é fã de cinema sabe a dificuldade em fazer com que uma continuação, mesmo sendo de algum filme com grande sucesso, seja melhor ou pelo menos igual ao original, além de continuações serem mais comuns em filmes de ação, terror e ficção. Aqui temos uma exceção, onde original e a continuação tem a mesma qualidade e num gênero como drama romântico.

Tudo começou em 1994 quando o diretor Richard Linklater uniu o americano Ethan Hawke e a francesa Julie Delpy para contar a história de dois jovens que se encontram por acaso em um trem que corta a Europa em "Antes do Amanhecer". Ele viajando como mochileiro na última noite antes pegar o avião de volta para casa e ela voltando para Paris, porém ele consegue convencê-la a descer em Viena e passarem a última noite juntos. A partir daí somos levados pelas belas paisagens da cidade de Viena, seus monumentos e brindados com diálogos primorosos e sinceros entre o casal, que vai se conhecendo e se apaixonando. Não vou contar o final, porém a história fica em aberto.

Depois de nove anos, o trio voltou a se juntar para continuar a história em "Antes do Pôr-do-Sol". Agora o personagem de Ethan Hawke já é um escritor e vai à Paris para lançar um novo livro e acaba encontrando seu antigo amor, Julie Delpy. No primeiro filme eles eram jovens cheios de vida e com um futuro todo pela frente, aqui eles já passaram por várias situações na vida e começam a conversar sobre suas experiências, conquistas e frustrações.

São dois filmes originais que contam uma bela história de amor, mostrando como as pessoas amadurecem com os anos e como o fazer ou não algo, pode alterar muito nosso caminho na vida. E aqui este intervalo de nove anos entre o filme e a história em si, são muito bem explorados, além de ser visível a diferença de idade nos rostos de Hawke e Delpy, o que dá um realismo ainda maior.

Muitos podem dizer que são filmes com uma quantidade enorme de diálogos, monótonos e diferente das produções normais sobre o tema, mas para aqueles que se identificarem com a história, será um experiência prazerosa e inesquecível.

14 comentários:

Red Dust disse...

'Antes Do Amanhecer' é uma bela história. A descoberta como puro prazer. Gostei imenso.

Já a sequela achei-a aborrecida, apesar de ser um filme curto na sua duração.

ღ mey ♥¨`*•.¸¸.•*´¨♥ღ disse...

não vi nenhum ainda, mas com Ethan deve ser bom, ele ajuda a fazer com que os filmes sejam bons, diferentes de ferrel, por ex. que vi um filme horrível com ele e hj não vejo mais nada do que ele faz, msm sabendo q ele pode ter melhorado.

postei sobre um livro de sheldon, hj, espero q goste

Pedro Henrique Gomes disse...

Não vi nenhum, rsrsrsrs. Que triste.

Abraço!!!

Anita disse...

são dois belos filmes, sem dúvida:))) confesso, que tenho um carinho especial pelo segundo por ter a bela cidade de Paris como cenário e, a maravilhosa nina simone na banda sonora;)
Beijo

carol. disse...

Eu sou apaixonada por ambos os filmes!!! Assisti os dois em uma noite, em sequência, o que se tornou ainda melhor...
Realmente muita gente não gostou por causa dos monólogos, mas eu acho q é essa a grande sacada de ambos!

Rodrigo Fernandes disse...

A continuação teve muitos dialogos, muitas andanças, hehehe... mas foi perfeito, me simpatizei com a hsitória e torcia pros dois ficarem juntos...
acho "antes do amanhecer" um dos melhores filmes romanticos de todos os tempos e o incluo na lista de grandes classicos.... é fantastico

Isabela disse...

Eu tive a oportunidade de ver apenas o primeiro, gostei bastante, mas admito que nucna me empolguei para ver a versão com o Ethan Hawke. Quem sabe agora não dou uma chance.

Kamila disse...

Adoro tanto "Antes do Amanhecer" quanto "Antes do Pôr-do-Sol". Acho dois filmes românticos sensíveis e, principalmente, reais! O que é raríssimo nos dias de hoje. Afinal, quando você encontra uma história de romance que poderia realmente acontecer no mundo real?

Anônimo disse...

Taí dois filmes que eu não vi por pura preguiça, me falam muito bem deles, além de eu gostar muito do diretor...

Bem, no mais, tá linkado ;)

abraço

Matheus Pannebecker disse...

Gosto ligeiramente mais do primeiro, que achei mais romântico. Mas ambos os filmes são de uma verossimilhança absurda, e o artificio de utilizar apenas diálogos para desenvolver tudo é genial!
Amanhecer: 8.5
Pôr-do-Sol: 8.0

Anônimo disse...

Também não vi nenhum, mas já vi belos comentários a respeito.
Abraço!

Hugo disse...

Respondendo a todos:
Red - Gostei dos dois filmes, mas muitas pessoas odiaram a segunda parte, reconheço que não é um filme para todos os gostos.

Mey e Pedro Henriqeu - Vale a pena ver os dois.

Anita - Com certeza Paris é linda, mas o primeiro não fica atrás, Viena tb é sensacional.

Cah - Assistir os dois seguidos deve ser interessante para comparar a diferença de tempo e a mudança nos personagens.

Rodrigo - Concordo que o segundo tem muitos diálogos, mas completou a história que estava em aberto.

Isabela - Assista o segundo tb, não deixe ver como a história termina.

Kamila - Vc tem toda razão, não foi necessário inventar situações que só acontecem no cinema para contar uma história de amor. Sem dúvida é uma história que poderia ser real.

Cara da Locadora - Deixa a preguiça de lado e assista. rs

Abraço a todos.

Hugo disse...

Matheus, como disse a Kamila é um filme com uma história de amor que poderia ser real e com ótimos diálogos.

Ibertson, vale a pena conferir os dois filmes.

Abraço

Anônimo disse...

Dois belíssimos filmes dos quais preciso urgentemente rever. Palmas para o trio. Hawke, Delpy e Linklater.

Ciao!