sexta-feira, 25 de abril de 2008

Amnésia e Irreversível

Ficha Técnica:
Amnésia (Memento, EUA, 2000)
Direção: Christopher Nolan
Elenco: Guy Pearce, Carrie-Anne Moss, Joe Pantoliano, Mark Boone Jr, Russ Fega, Jorja Fox, Stephen Tobolowsky, Harriet Sansom Harris, Callum Keith Rennie.


Ficha Técnica:
Irreversível (Irrevérsible, França, 2002)
Direção: Gaspar Noé
Elenco: Monica Bellucci, Vincent Cassel, Albert Dupontel.




Vou escrever sobre dois filmes que tem muito em comum além da qualidade. Contando as histórias de trás para frente, em sequências de mais ou menos dez minutos, eles começam mostrando o final e retrocedendo sempre para uma sequência anterior que termina onde a que já assistimos se iniciou.

O primeiro é "Amnésia" dirigido pelo ótimo Christopher Nolan ("Batman Begins" e "Insônia") é o que tem a trama mais complexa, aqui Leonard Shelby (o australiano Guy Pearce) tem a mulher estuprada e morta por um homem encapuzado e enquanto ele reage com um tiro, é golpeado na cabeça e passa a sofrer de um tipo de amnésia em que ele sempre esquece fatos ocorridos há mais de dez minutos. A partir daí ele sai a procura do assassino e vai se envolver com Ted (Joe Pantoliano) um suposto policial e Natalie (Carrie Anne-Moss) a qual ele conhece depois ver o nome dela tatuado em seu corpo. Ele fará ainda outras tatuagens que servirão como lembranças, e acabarão formando um quebra-cabeças que iremos desvendar apenas no final, ou melhor, no início da história. Um grande filme que merece ser visto mais de uma vez para melhor entendimento da história e análise dos detalhes.

Já "Irreversível" causou uma grande polêmica quando do seu lançamento em virtude do tema pesado e das cenas de violência, principalmente uma lona cena de estupro. A históra começa com o desesperado e violento Marcus (Vincent Cassel) e o assustado Pierre (Albert Dupontel) procurando alguém dentro de um uma boate gay com figuras totalmente depravadas. Apenas com a história retrocedendo é que iremos descobrir que os dois estão caçando o homem que estuprou e espancou Alex (Monica Bellucci) namorada atual de Marcus e ex de Pierre. Apesar da violência, o longa é ótimo na minha opinião, pois a princípio somos jogados em uma perseguição aparentemente doentia por dois malucos, mas aos poucos somos apresentados a verdadeira face dos personagens, que vão sendo mostrados como pessoas normais que são levadas pelo impulso de vingança em razão de uma situação extrema. Sem dúvida é um filme para pessoas de estômago forte.

Uma curiosidade, antes destes filmes o seriado "Seinfeld" em meados dos anos noventa fez um episódio da mesma forma, com a história contada ao contrário, onde ele, uma namorada, Elaine e George vão a um casamento na Índia e arrumam um grande confusão. Para quem conhece o seriado, sabe que ele foi um marco na TV.


7 comentários:

Rodrigo Fernandes disse...

irei procurar o quanto antes esse irreversivel..
e quando ao Amnesia, é ótimo, acho que foi um dos primeiros que assisti que tinha essa tematica de retroceder a história, embaralhar a ordem cronologica... depois fui procurando so títulos parecidos e naõ tendo medod e assisti-lo e ficar confuso,hehehe
excelente filme e gardne diretor.. só pelo que ele fez com o batman, já será eternizado...rs
abraços, Hugo!!!

Pedro Henrique Gomes disse...

Ainda não vi Amnesia, mas Irreversível é um filme impactante, muito bom.

Abraço!!!

Unknown disse...

Acabei de ver o "Memento" (Em Portugal chama-se assim) e postei uma crítica no meu blog. De facto esse filme é mesmo muito bom. Tudo nele roça a perfeição. A ver, rever e ver outra vez.

Também vi esse episódio do Seinfeld. É de facto muito bom também.

Abraço

Anônimo disse...

Na verdade eu gostei muito do Amnésia, mas aí entrou numa onda de muitos filmes assim e meio que me encheu o saco, rs... Excelente a lembrança desse episódio de Seinfield que eu só consegui ver UMA vez e adoreei, queria ver denovo... :(

Eu sou um irresponsável que nunca viu Irreversível, haha...

Cecilia Barroso disse...

Adoro os dois, mas Irreversível é daqueles filmes que só dá para ver uma vez. A gente termina o filme parecendo que levou um murro na boca do estômago e ainda sem acreditar muito no que acabou de presenciar.
Amnésia é muito interessante e competente também, mas bem menos impactante.

Hugo disse...

Rodrigo - O diretor Nolan está provando que tem muito talento e tb não deixe de ver Irreversível.

Pedro - Se gostou de Irreversível, não deixe de ver Amnésia, com certeza um filme mais comercial, porém tão bom quanto.

Fifeco - Já andei lendo na net que o roteirista de Amnésia se inspirou neste episódio de Seinfeld.

Cara da Locadora - Não deixe assistir Irreversível.

Cecília - Vc tem razão, Irreversível é muito mais impactante, um tipo de filme que dificilmente seria feito em Hollywood.

Abraço a todos.

Pierre W. disse...

Amnésia e Irreversível têm sua estrutura narrativa semelhante, mas o filme francês é imensamente mais chocante. Achei muita coisa desnecessária nele (a cena de estupro, por exemplo, é longa e chata). Ainda assim, é interessante ver um filme que começa com a tensão e termina com o pré-clímax.
Já "Amnésia", para mim, é um filme que faz jus ao nome. Totalmente esquecível, sem-graça e sem cenas de impacto (apesar dos excessos, não se pode dizer o mesmo de "Irreversível").
abração