domingo, 17 de fevereiro de 2008

Warriors - O Selvagens da Noite


Ficha Técnica:
Warriors - Os Selvagens da Noite (Warriors, EUA, 1979)
Direção - Walter Hill
Elenco - Michael Beck, James Remar, Deborah Van Valkenburg, Dorsey Wright, Thomas Waites, David Patrick Kelly, David Harris.

Quando "Warriors" estreou nos cinemas, muitos críticos afirmaram ser o filme uma apologia as gangues de rua (isso aconteceria também 1988 com "Colors - As Cores da Violência" de Dennis Hopper). Realmente o filme mostra o universo destas gangues no final dos anos 70, mas em minha opinião, apesar de ser um filme violento, em nenhum momento ele glorifica as glórias, talvez em uma mensagem subliminar mostre que um grupo de pessoas com o mesmo objetivo e com um lider carismático possa começar uma revolução e o diretor usou o universo das gangues apenas como exemplo.

A história começa quando Cyrus marca uma reunião com todas as gangues de Nova Iorque para o Central Parque, ele mesmo líder de uma gangue. Durante a reunião ele incita todas as gangues a se unirem para luta, porém um outro líder Luther (David Patrick Kelly) não gosta da situação e resolve matá-lo com um tiro no meio da multidão. Em seguida acusa um dos integrantes dos Warriors de ter efetuado o disparo. Daí começa uma perseguição de todas as gangues atrás dos Warriors, que são de Coney Island e devem atravessar toda cidade para chegar em casa.

Sem dúvida, este é um dos melhores filmes de ação dos anos 70, mostrando com competência um universo até então inexplorado pelo cinema, o das gangues em uma Nova Iorque violenta.

O diretor Walter Hill tem sempre seus filmes voltados para ação, com homens duros como personagens principais, vide os dois "48 Horas", "Inferno Vermelho", "Limite da Traição", "O Último Matador" entre outros.

Do elenco desconhecido na época, apenas três atores seguiram em frente, o protagonista líder dos Warriors foi interpretado por Michael Beck que fez em seguida alguns filmes de baixo orçamento e participações em seriados na TV, o mais importantes em "Houston Knights" com Michael Paré como parceiro. O assassino David Patrick Kelly foi vilão em diversos filmes como "Comando Para Matar" e em outro filme de Walter Hill "O Último Matador" e mais conhecido acabou sendo James Remar, o número dois dos Warriors que não concorda com o líder, trabalhou em diversas produções como "48 Horas" de Walter Hill e em vários seriados de TV como "Sex And The City", "Jericho" e "Dexter".

2 comentários:

Anônimo disse...

nao eh da minha epoca...mais parece ser legal...
Tem muito filme antigo melhores ke esses ae de agora... =/

Vlws

Anônimo disse...

Esse é o melhor filme dos anos 80' eu assistir e é realmente um filme espetacular, apesar de eu ter nascido em 92'