quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Nascido Para Matar


Ficha Técnica:
Nascido Para Matar (Full Metal Jacket, EUA, 1987)
Direção - Stanley Kubrick
Elenco - Matthew Modine, Vincent D'Onofrio, Adam Baldwin, R. Lee Ermey, Dorian Harewood, Kevin Major Howard, Arliss Howard, Ed O'Ross, John Terry.

A Guerra do Vietnã deixou muitas feridas no orgulho americano, influenciando inclusive o cinema, que por um tempo mostrou pouco nas telas sobre ela, mas após "Apocalipse Now" de Coppola e o "Franco Atirador" de Michael Cimino terem feito sucesso no final dos anos 70 (hoje em dia são clássicos), apenas em meados dos anos 80 foi que Hollywood resolver investir pesado em produções sobre o assunto com grandes filmes como "Platoon" e "Nascido em Quatro de Julho", os dois de Oliver Stone e "Pecados da Guerra" de Brian DePalma, até filmes menos sérios como "Rambo II - A Missão" de George Pan Cosmatos estrelado por Stallone (O primeiro "Rambo" sim é um grande filme de ação com um boa história, mostrando as sequelas de quem combateu no Vietnã) e produções menores como "Hamburger Hill", "Hanói Hilton" e a série "Braddock" com Chuck Norris no papel título.

Seguindo o filão, o grande diretor Stanley Kubrick, que estava há sete sem filmar desde "O Iluminado" em 1980, resolver mostrar a sua versão sobre a guerra e nos brindou com um grande filme, com uma primeira parte brilhante e um segundo ato mais convencional, porém mesmo assim acima da média.

O filme mostra coma a guerra é algo estúpido e cruel, a primeira metade mostra um grupo de jovens soldados que são treinados por um sargento sádico, interpretado com realismo por R. Lee Ermey (na vida real ele foi militar) que trata os soldados como lixo e persegue cruelmente o recruta Pyle, vívido por Vincent D'Onofrio, situação que vai se tornar insustentável. O personagem principal é o recruta Joker, papel de Matthew Modine, que do entusiasmo do treinamento e a ansiedade para entrar em combate e agir se mostrará surpresa e até mesmo atônito diante da realidade da guerra.

A segunda parte mostra alguns desses jovens soldados jogados no meio da guerra e a partir daí o filme caí um pouco, mas mesmo assim mostra toda a sua força principalmente nas cenas do atirador vietnamita atacando o batalhão.

O título original do filme é "Full Metal Jacket", o "Nascido Para Matar" em português vem do personagem de Matthew Modine que escreve em seu capacete "Born To Kill", mas na realidade ele verá que não será nada fácil cumprir o que escreveu.

Depois desse filme, Stanley Kubrick voltaria atrás das câmeras apenas em 1999 para filmar "De Olhos Bem Fechados", seu último filme antes de falecer no mesmo ano.

Um comentário:

Red Dust disse...

Sobre a guerra do Vietname, este, 'Platoon' e 'Apocalypse Now' são os meus preferidos.

Em 'Nascido Para Matar' há toda uma série de personagens com características muito próprias, a começar por aquele sargento da recruta (R. Lee Ermey) que foi dos que mais me impressionou.

Um dos melhores de Kubrick, que terá poucas peças menores na sua filmografia.