terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Fargo


Ficha Técnica:
Fargo (Fargo, EUA, 1996)
Direção: Joel & Ethan Cohen
Elenco: Frances McDormand, William H. Macy, Steve Buscemi, Peter Stormare, John Carroll Lynch.

Em homenagem aos prêmios de Melhor Filme, Direção e Roteiro Adaptado no Oscar deste ano pelo filme "Onde os Fracos Não Tem Vez" e também por não ter assistido ainda a este filme, vou fazer uma análise do meu preferido dos Irmãos Cohen, "Fargo".

O filme se passa na gélida cidade Fargo na estado americano de Dakota do Norte e tem como ponto de partida um plano armado pelo personagem do ótimo William H. Macy, que tendo muitas dívidas, resolve contratar dois bandidos (Steve Buscemi e Peter Stormare) para sequestrar sua mulher e pedir o resgaste para o sogro rico, que inclusive é o dono da concessionário onde ele trabalha. Porém alguns imprevistos e a falta de inteligência de um dos bandidos, o personagem de Peter Stormare, levam há alguns assassinatos que colocam na investigação a policial Marge Gunderson (Frances McDormand ganhou o Oscar de melhor atriz por esse papel), grávida de oito meses e extremamente perspicaz.

Com certeza um dos personagens da história é a cidade de Fargo, como o filme foi rodado durante o inverno, a cidade está coberta de neve e gelo, o que acaba interferindo na trama, que se desenrola lentamente, como a vida nesta cidade, onde o plano armado por Macy fica a cada momento mais confuso e difícil de se resolver, principalmente com a policial obstinada desvendando ponto a ponto do que está acontecendo.

A marca registrada dos Irmãos Cohen está lá, personagens estranhos, um tanto excêntricos e até malucos, além da violência que eles conseguem inserir na trama como se fosse um elemento normal. Este tipo de abordagem, com a violência inserida na trama foi utilizada na estréia deles no cinema em "Gosto de Sangue" (Blood Simple, 1984), um filme com uma história até parecida com Fargo, sobre um homem que contrata um detetive para seguir a mulher (vivida também por McDormand) que ele acha estar tendo um caso e que acabará em tragédia.

Não deixem de prestar atenção nas interpretações de Buscemi e Stormare como a dupla de marginais confusos e violentos, que chegam a nos fazer rir nos diálogos absurdos e até nas cenas de violência, onde por sinal não falta sangue.

Os Irmãos Cohen ganharam o Oscar de Roteiro Original por Fargo.

3 comentários:

P. Florindo disse...

Assaltantes obtusos. ¬¬
Eram do Brasil? =P

Jeff Santanielo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jeff Santanielo disse...

Os irmãos Coen ARRASAM!!! Mas eu prefiria Juno como melhor filme.

Fargo, porém, é um dos meus 10 filmes favoritos.