sábado, 23 de fevereiro de 2008

Diamante de Sangue


Ficha Técnica:
Diamante de Sangue (Blood Diamond, EUA, 2006)
Direção - Edward Zwick
Elenco - Leonardo DiCaprio, Jennifer Connelly, Djimon Hounsou, Kagiso Kuypers, Arnold Vosloo, Michael Sheen, Jimi Mistry, Basil Wallace

Quando o cinema consegue unir com qualidade em um filme, denúncia e entretenimento, temos como resultado algo parecido com este "Diamante de Sangue".

A denúncia mostrada no filme é o tráfico de diamantes extraídos no continente africano e contrabandeados por mercenários para os países do primeiro mundo, com um custo alto, não apenas no valor em que os diamantes serão vendidos para a elite, mas principalmente nas vidas perdidas e nas famílias destruídas para viabilizar este comércio.

O filme se passa nos anos 90 quando Serra Leoa estava em plena guerra civil, de um lado um governo corrupto e do outro bandos de mercenários que atacam vilas, matando as pessoas e levando como escravos os mais fortes para trabalharem nos campos de mineração a procura de diamantes.

Logo de início somos apresentados a Solomon Vandy (Djimon Hounsou) que vive com sua família em uma vila que é atacada e ele acaba sendo preso e levado como escravo. Sua esposa e a filha fogem, mas seu filho é capturado pelos mercenários para ser treinado como guerrilheiro. Já como escravo em um campo de mineração, ele acha um raríssimo diamante cor-de-rosa e tenta escondê-lo, sendo que se for pego será assassinado na hora.

Daí prá frente um série acontecimentos o leva a conhecer e ter de seguir o mesmo caminho de Danny Archer (Leonardo DiCaprio), um contrabandista, que vê no diamente de Solomon uma chance de sair rico da África. Já Solomon vê no diamante a chance de encontrar sua família e dar um futuro a eles. Mas antes disso ele terá de tentar resgatar o filho sequestrado.

No caminho eles ainda encontrarão a reporter Maddy Bowen (Jennifer Connelly) que será um divisor de águas na vida de Archer e importantíssima para ajudar a dupla. Algumas reviravoltas, muita ação e a visão do sofrimento de um povo através da devastação de seu país e do descaso com a vida humana em prol do lucro, são os ingredientes desse bom filme que mistura ação e drama na medida certa.

O trio de protagonistas está ótimo, tanto DiCaprio como o mercenário frio e calculista e Hounsou como o pai obstinado, provam que tem muita qualidade e talento, dando o tom correto para os personagens.

7 comentários:

Marcos Lima disse...

Mais um blog que faltava sobre cinema!!

Bons comentários, meu caro!!

Ainda não tive a oportunidade de assistir Diamante de Sangue, mas já ouvi ótimas impressões sobre essa crítica que o filme consegue passar!!

Fale sobre mais filmes sempre!!

SUGESTÃO: Paixão de Aluguel (The Perfect Man)

BLOG: http://senhor-do-tempo.blogspot.com/

Ed Cavalcante (POST SÉRIES) disse...

ASSISTI A ESSE FILME COM DESCONFIANÇA, DETESTO O LEONARDO DI CAPRIO, MAS O FILME É MUITO BOM, SOBRETUDO PORQUE ABORDA A QUESTÃO SOCIAL, AS PESSOAS MORREM POR CAUSA DOS DIAMNTES, É MEIO QUE UMA DENUNCIA!

André Filipe disse...

Cara, esse filme é demais.
Assiste ele tem um tempo já, mas é um filme excepcional.

Outro filme que gostei também foi:
Lágrimas de Sol

Se já tiver assistido, faça uma analise sobre ele.

Ate mais!
http://cultemdebate.blogspot.com

Goombaka disse...

Muito bom esse filme, eu achei que seria só mais um filme de ação, muito bom mesmo

parabems pelo blog

(Didixy) Conquistadores disse...

Olá. Belo blog. Curti muito. Poderia linkar você em meu blog?

Esse filme é muito bom mesmo. Eu gostei. Um excelente filme. Recomendo.

Abs

Marcos Lima disse...

Grandes recomeços SEMPRE!!!

Ok, acho que talvez uma outra opção seria JUNO, que inclusive está concorrendo ao Oscar!!
E está nos cinemas...

E sobre um que eu assisti e, particularmente, gostei muito: UM CRIME DE MESTRE!!

Esse é show!!

Abraços, e não deixe de visitar o Senhor do Tempo
http://senhor-do-tempo.blogspot.com

Unknown disse...

Boas,

Este foi um filme que, de facto, me tocou bastante. Reconheço que não é uma obra-prima cinematográfica. Mas a verdade é que a actuação de Djimoun Hounsou é brutal e merecia o Óscar de Melhor Actor Secundário. A realização também consistente o suficiente e a fotografia do Eduardo Serra muita boa. O filme merece a atenção de todos, sobretudo pela incomodativa temática que aborda.

Parabéns pelo blog.

Cumps,

Filipe Coutinho