segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Clube da Luta


Ficha Técnica:
Clube da Luta (Fight Club, EUA, 1999)
Direção - David Fincher
Elenco - Edward Norton, Brad Pitt, Helena Bonham Carter, Meat Loaf, Jared Leto, Zach Grenier, Richmond Arquette, David Andrews.

Desde os anos 80 muitos diretores de clipes e comerciais começaram a ser aventurar no cinema, gente como os irmãos Ridley e Tony Scott, o inglês Alan Parker e mais recentemente Michael Bay, Dominic Sena, McG e David Fincher, entre tantos outros. Cada um a sua maneira e com seu estilo próprio tentam mostrar o que aprenderam na profissão antiga, dentro de seus filmes.

David Fincher é um caso a parte entre os citados anteriormente, ele segue a tradição dos diretores/autores, aqueles que logo você percebe que o filme é dele, como se fosse uma assinatura. Na atualidade podemos citar os irmãos Cohen, Paul Thomas Anderson e Tim Burton também como autores.

O diretor de "Clube da Luta" tem poucos filmes no currículo, mas todos de uma qualidade indiscutível. Ele estreou no cinema com "Alien 3" que foi maltratado pela crítica, mas é um bom filme, bem diferente dos outros da série, fez em seguida o ótimo suspense "Seven - Os Sete Crimes Capitais" e chegou ao estrelado com esse "Clube da Luta". Após ele fez ainda "O Quarto do Pânico" e "Zodíaco".

O filme "Clube da Luta" é baseado no livro de Chuck Palahniuk, que mostra um investigador de seguros (Edward Norton) totalmente desmotivado com a vida e estressado com crises de insônia. Como terapia ele monta junto com pessoas tão problemáticas como ele, um clube de luta para extravasarem todas os seus problemas. Entre os lutadores temos pessoas doentes entre eles um estranho homem com seios (Meat Loaf) e um jovem perturbado (Jared Leto).

No meio do caminho ele conhece duas pessoas, uma suícida vicíada em heroína (Helena Bonhan Carter) e um maluco que ira virar sua vida de cabeça para baixo chamado Tyler Durden (Brad Pitt). Enquanto o clube cresce, Tyler tem uma plano bem mais ambicioso do que liberar adrenalina batendo em alguém.

Este é um desses filmes que a crítica ama ou odeia, muitas amam em virtude da história inédita e bem bolada, outros odeiam por acharem o filme violento demais e até subversivo, mas a verdade é que um filme corajoso, de um diretor talentoso, que merece ser visto por todos. Nem sempre um roteiro tão bem escrito é apresentado, tendo ainda um final surpresa totalmente de acordo com a história.

Para quem gostar da atuação de Edward Norton, recomendo o filme a "Outra História Americana" em que ele interpreta um neo-nazista arrependido e tem outra interpretação marcante em outro filme polêmico.

Um comentário:

Anônimo disse...

O filme Clube da Luta de fato foi muito bem falado na epoca e até hj o é, como vc mesmo acabopu de fazer. Apesar disso, eu nunca assisti, pois toda vez q vou a locadora atras dele, acabo mudando de ideia e pegando outro no lugar...

ABraço