sexta-feira, 10 de maio de 2019

Coragem Sob Fogo

Coragem Sob Fogo (Courage Under Fire, EUA, 1996) – Nota 7
Direção – Edward Zwick
Elenco – Denzel Washington, Meg Ryan, Lou Diamond Phillips, Matt Damon, Michael Moriarty, Scott Glenn, Bronson Pinchot, Seth Gilliam, Regina Taylor, Zeljko Ivanek, Tim Guinee, Sean Astin.

Na Guerra do Golfo, durante uma confusa batalha noturna, o oficial Nat Serling (Denzel Washington) dá a ordem para um ataque sem saber que o alvo era um tanque americano. O exército prefere abafar o caso. 

Serling recebe como novo trabalho entrevistar sobreviventes de um conflito no deserto que resultou na morte de uma oficial (Meg Ryan) após a queda de um helicóptero. A missão de Serling é dar o aval para a falecida receber uma medalha de forma póstuma. O problema é que os depoimentos dos sobreviventes são conflitantes, enquanto o próprio Serling sofre por guardar o segredo de seu erro. 

A grande sacada do roteiro é mostrar a mesma situação através de pontos de vistas diferentes. O acidente do helicóptero e o conflito em terra contra os soldados iraquianos revelam versões que deixam em dúvida se a oficial morta era uma heroína ou uma covarde. 

O filme perde alguns pontos por ser previsível na questão das atitudes do protagonista em relação a sua crise pessoal. Esta situação leva a um final que beira o melodrama ao misturar redenção com a verdade sobre os dois casos.

2 comentários:

Luli Ap. disse...

Assisti faz algum tempo e na época não fazia anotações dos filmes que via, então não lembro muito de detalhes.
Lembro que gostei, apesar de ter achado clichê.

Hugo disse...

Luli - Realmente o filme explora vários clichês, mas mesmo assim a narrativa prende a atenção.

Bjs