quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Esqueça Paris & Só Você


Esqueça Paris (Forget Paris, EUA, 1995) – Nota 7
Direção – Billy Crystal
Elenco – Billy Crystal, Debra Winger, Joe Mantegna, Cynthia Stevenson, Richard Masur, Julie Kavner, John Spencer, Cathy Moriarty, William Hickey, Robert Constanzo, Tom Wright.

Andy (Joe Mantegna) e sua noiva Liz (Cynthia Stevenson) estão em um restaurante esperando alguns convidados para jantar quando ele decide contar para a noiva a história do amigo Mickey (Billy Crystal) que é árbitro de basquete e de sua esposa Ellen (Debra Winger). 

Enquanto outros casais vão chegando, em flahsback vemos os detalhes da relação de Mickey e Ellen durante quatro anos. Eles se conheceram quando Mickey foi para França enterrar o pai e iniciaram um romance complicado, enfrentando primeiro a distância, depois os percalços normais de um casal como discussões sobre trabalho, viagens e filhos. 

Este simpático longa foi o segundo trabalho na direção do ator e comediante Billy Crystal. Intercalando piadas inofensivas com discussões sobre relacionamento e coadjuvantes que servem como narradores da história, Crystal acertou a mão ao detalhar de forma leve e até sensível os problemas de um casamento.  

O “Esqueça Paris” do título se refere a paixão do início do relacionamento em que o casal passeava pela bela cidade, em contraste com a rotina e o desgaste do dia a dia da posterior vida a dois. 

Crystal está divertido como protagonista e tendo uma ótima química com a bela Debra Winger, um dos rostos mais bonitos do cinema nos anos oitenta e noventa. 

É um bom filme que vai além de uma comédia romântica.  

Só Você (Only You, EUA / Itália, 1994) – Nota 6,5
Direção – Norman Jewison
Elenco – Marisa Tomei, Robert Downey Jr, Bonnie Hunt, Joaquim de Almeida, Billy Zane, Fisher Stevens, John Benjamin Hickey, Siobhan Fallon Hogan.

Durante uma brincadeira com uma tábua ouija quando era criança, Faith (Marisa Tomei) foi “informada” por espíritos que se casaria com um sujeito chamado Damon Bradley. 

Muitos anos depois, com casamento marcado com um médico (John Benjamin Hickey), Faith descobre que seu noivo tem um conhecido chamado Damon Bradley que está viajando para Veneza. 

Acreditando no destino, Faith larga tudo e viaja atrás do sujeito. Na viagem, ela cruza o caminho de um galanteador (Robert Downey Jr), que complica ainda mais sua vida. 

Este longa explora uma história de desencontros amorosos indicada para os românticos. A busca pelo amor verdadeiro é o ponto principal do roteiro, que se aproveita das locações na Itália para aumentar o clima de romance. 

Está longe de ser um grande filme, mas cumpre seu papel o público específico.  

2 comentários:

Luli Ap. disse...

Se cumpre o prometido entretenimento já vai para a lista dos desejados.
Gosto de romances levinhos.
Bjs Luli

Hugo disse...

Luli - Isso mesmo, são romances leves.

Bjs