quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

The Post: A Guerra Secreta

The Post: A Guerra Secreta (The Post, Inglaterra / EUA, 2017) – Nota 7
Direção – Steven Spielberg
Elenco – Meryl Streep, Tom Hanks, Sarah Paulson, Bob Odenkirk, Tracy Letts, Bradley Whitford, Bruce Greenwood, Matthew Rhys, Alison Brie, Carrie Coon, Jesse Plemons, David Cross.

Washington, 1971. Um jornalista consegue fazer cópias de documentos secretos do governo americano que abrangem segredos envolvendo guerras e manipulação de massas durante quarenta anos. 

O jornal The New York Times publica uma pequena reportagem do caso, resultando num processo federal proibindo a veiculação de mais notícias sobre o assunto. 

O então jornal local The Washington Post, que passava por uma crise após o suicídio de seu proprietário, consegue os documentos em sua totalidade, porém surge o dilema entre divulgar todo o conteúdo e enfrentar o governo, ou jogar para debaixo do tapete as revelações com medo de represálias. 

Baseado na história real do escândalo conhecido como “Pentagon Papers”, que resultou no primeiro abalo do controverso governo de Richard Nixon, este longa dirigido por Spielberg em momento algum empolga. 

A narrativa é correta e os fatos são contados em detalhes, mas diferente por exemplo do ótimo “Spotlight” que foca a história no jornalismo investigativo, aqui a discussão entre publicar ou não resulta numa discussão enfadonha sobre política editorial e dinheiro. 

O personagem mais interessante é do jornalista vivido por Bob Odenkirk, responsável por localizar a “fonte” que conseguiu os documentos. Tom Hanks exagera um pouco como o editor e Meryl Streep interpreta com eficiência a viúva insegura que herdou o jornal e que precisa tomar decisões complicadas. 

É um filme que vale como curiosidade para conhecer detalhes da história, mas que passa longe de ser marcante.

5 comentários:

Pedrita disse...

tenho vontade de ver. beijos, pedrita

Hugo disse...

Pedrita - A história é muito interessante para quem gosta de tema político.

Bjos

Luli Ap. disse...

Olá Hugo
Sou fã de Tom Hanks e Meryl Streep e amooooooooooo Steven Spielberg, confesso que pensei que iria gostar bastante, mas depois de ler sua resenha parece que é meio didático e bem focado em política e bastidores de um jornal, quero assistir, mas vou passar outros na frente :p
Bjs Luli
Café com Leitura na Rede

Liliane de Paula disse...

Não sei se quero vê porque o tema é repetitivo.
De interessante a vida de personagem de Meryl Streep.

Hugo disse...

Luli - Eu esperava mais. O roteiro foca nestas questões citadas, sendo bem didático realmente.

Liliane - Não tem surpresas ou novidades neste filme.

Bjos