quinta-feira, 23 de março de 2017

Deixa Ela Entrar

Deixa Ela Entrar (Lat Den Ratte Komma In, Suécia, 2008) – Nota 7,5
Direção – Tomas Alfredson
Elenco – Kare Hedebrant, Lina Leandersson, Per Ragnar.

Subúrbio de Estocolmo, 1982. Oskar (Kare Hedebrant) é um garoto de doze anos que é perseguido na escola e que vive sozinho com a mãe divorciada, que passa o dia no trabalho. 

Morando em um condomínio simples, em uma certa noite Oskar encontra a garota Eli (Lina Leandersson) no pátio repleto de neve. Ele descobre que a garota é sua vizinha e que vive com um estranho sujeito (Per Ragnar). O que Oskar não sabe, é que a menina é uma vampira que precisa se alimentar de sangue. Mesmo assim, as duas crianças criam um forte laço de afeto. 

O grande acerto deste longa é ir além da história sobre vampiros. O filme é na verdade um drama sobre adolescência, solidão, vingança e até mesmo toques de sexualidade. 

Apesar de ser baseado em um livro, onde provavelmente existam maiores detalhes, o roteiro não se preocupa em explicar porque a menina é uma vampira e qual sua verdadeira relação com o homem que mora com ela, deixando as respostas para a imaginação do espectador. 

O filme perde alguns pontos pelos efeitos especiais ruins, principalmente na sequência dos gatos. 

Em 2010, a história foi refilmada em Hollywood, porém não assisti para comparar.

3 comentários:

Amanda Aouad disse...

A versão de Hollywood é quase uma cópia da obra, só que com melhores efeitos especiais e uma tentativa de deixar mais clara a relação com o homem e o desfecho. Ainda assim, eu sigo preferindo essa versão sueca.

bjs

Liliane de Paula disse...

Acho que esse filme passou há pouco na TV.
Não vi porque falava de menina-vampira.
Bom é gostar de vê um filme como vc.
Analisando.

Hugo disse...

Amanda - Eu já imaginava que seria difícil a versão americana ser melhor. Ficarei somente com o original mesmo.

Liliane - Também estou cansado de filmes sobre vampiros, mas este é diferente. É muito mais drama do que filme de terror.

Bjos