terça-feira, 12 de abril de 2016

Um Dia Perfeito

Um Dia Perfeito (A Perfect Day, Espanha, 2015) – Nota 7,5
Direção – Fernando Leon de Aranoa
Elenco – Benicio Del Toro, Tim Robbins, Olga Kurylenko, Mélanie Thierry, Fedja Stukim, Eldar Residovic, Sergi Lopez.

Em uma região isolada dos Balcãs em 1995, um grupo de trabalhadores de uma ONG internacional auxilia pessoas que tentam voltar à vida normal após alguns anos de guerra civil. 

A missão do dia é resgatar o corpo de um homem que fora assassinado e jogado dentro de um poço que abastece a região. O problema é que eles precisam de uma corda para puxar o corpo. O que aparentemente seria algo simples, conseguir uma corda se torna uma missão quase impossível. 

Por mais absurda que pareça a premissa, este longa é um competente relato sobre as consequências da Guerra dos Balcãs para a população da antiga Iugoslávia e como os voluntários das organizações internacionais foram obrigados a enfrentar a desconfiança das pessoas locais e a burocracia da ONU. Esqueça também o título que lembra uma comédia romântica, na verdade o “dia perfeito” é uma grande ironia. 

O roteiro escrito por Diego Farias em parceria com o diretor Fernando Leon de Aranoa consegue dosar o drama da situação com diálogos bem humorados, principalmente os que saem da boca do personagem de Tim Robbins e assim entregar um filme leve, mesmo com um tema complicado. 

O grupo de voluntários é completado pelo líder experiente vivido por Benicio Del Toro, a novata interpretada por Mélanie Thierry, a consultora da ONU de Olga Kurylenko e o tradutor local de Fedja Stukim. 

O roteiro explora também o ódio entre as etnias, as milícias que continuaram agindo mesmo com o final da guerra e os aproveitadores que buscavam lucrar com a tragédia. 

O diretor espanhol Fernando Leon de Aranoa é especialista em filmes realistas abordando temas atuais. Seu trabalho mais interessante é o drama sobre o desemprego na Espanha chamado “Segunda-Feira ao Sol” que é protagonizado por Javier Bardem.

2 comentários:

Liliane de Paula disse...

E afinal consegue e corda e retiram o corpo?
Não gosto de filmes que deixam o final em aberto.
Os atores principais, gosto muito.
As atrizes, não conheço.

Hugo disse...

Liliane - Este filme não deixa o final em aberto, mas não posso contar o que acontece, senão estragaria a surpresa para quem quiser assistir.