Ficha Técnica:
Vôo United 93 (United 93, EUA, 2006)
Direção: Paul Greengrass
Elenco: David Alan Basche, Trish Gates, Richard Bekins, Polly Adams, Khalid Abdalla, David Rasche, Tom O'Rourke, Peter Pellicane, Gregg Henry.
O diretor inglês Paul Greengrass conta aqui a história do avião sequestrado pelos terroristas no dia 11 de Setembro de 2001 que não chegou a atingir o alvo desejado pelos sequestradores (em tese seria a Casa Branca) e foi derrubado durante a tentativa dos passageiros em retomar o comando da aeronave lutando contra os sequestradores.
O filme se baseou nos telefonemas dados pelos passageiros e tripulantes do vôo para parentes e amigos assim que o avião foi sequestrado, para pedir ajuda. Estes fatos são mostrados no filme e a cada contato os passageiros são avisados que outros aviões foram sequestrados e bateram no World Trade Center. Estas informações mais o desespero diante de sequestradores tão ou mais apavorados do que eles, a violência utilizada para tomada da aeronave e principalmente a sinistra percepção de que o avião seria jogado contra algum alvo, fez com que um grupo de passageiros tentasse entrar na cabine de comando para retomar o avião. Conseguiram frustrar o plano dos sequestradores, mas não evitaram a queda do avião,
A história é contada desde a chegada de passageiros e tripulantes no aeroporto, recurso muito uilizado em filmes catástrofe, mas os clichês param por aqui, todo o restante foi filmado como um documentário (Greengrass fez o mesmo no ótimo "Domingo Sangrento") numa tensão crescente, transmitindo com realismo toda a angústia e desespero de pessoas comuns que são obrigadas a tomar um atitude para tentar salvar suas vidas.
O elenco sem estrelas, com vários atores de televisão e o hoje conhecido Khalid Abdalla de "O Caçador de Pipas" como o piloto líder dos sequestradores, dá conta do recado com muita competência.
Este filme tem muito mais suspense de qualidade do que a maioria dos blockbusters do gênero, sem apelar para efeitos especiais ou monstros passa uma sensação de claustrofobia e desespero para quem assiste, que com certeza irá lembrar da história na próxima vez que viajar de avião.
4 comentários:
acho fantastico esse filme... acho que passou batido por muita gente e não entendo o motivo, talvez pelo fato de acharem que o "tema" estava meio desgastado e que todas as imagens do 11/09 já puderam ser vistas, mas aí entra o Paul com uma qualidade super interessante, num ponto de vista original. A camera o tempo todo nervosa, na mão, a trilha sonroa fantástica e ao mesmo tempo aterrorizante de forma sutil... o filme é mutio bom mesmo... fala de um tema que todo mundo cansou de ver na Tv, mas consegue ser original...
abraços
Subestimado...
Nade Vôo United 93 foi reconhecido.
Uma pena, pois é um ótimo filme.
Abraço!!!
Rodrigo e Pedro,
Vcs tem razão, é estranho este filme ter passado batido por aqui, dá a impressão que os distribuidores não acreditaram nele e esperaram lucrar apenas em vídeo.
Abraço.
O que eu mais gosto nesse filme, além da direção de Paul Greengrass e outros elementos técnicos, como a edição; é o fato de que o diretor conta uma história que poderia ser muito dolorosa com extremo respeito. Além disso, a trama do filme nos insere completamente dentro daquele avião. Assistindo ao filme, a sensação que eu tive foi a de que eu também estava ali dentro e isso foi agoniante para mim.
Postar um comentário