sexta-feira, 20 de abril de 2018

O Zoológico de Varsóvia

O Zoológico de Varsóvia (The Zookeeper’s Wife, República Tcheca / Inglaterra / EUA, 2017) – Nota 7
Direção – Niki Caro
Elenco – Jessica Chastain, Johan Heldenberg, Daniel Bruhl, Timothy Radford, Efrat Dor, Iddo Goldberg, Shira Haas, Michael McElhatton.

Varsóvia, Polônia, 1939. Jan (Johan Heldenberg) e Antonina Zabinska (Jessica Chastain) são os proprietários do zoológico local. Mesmo preocupados com a provável invasão do nazistas, eles decidem ficar na cidade. A invasão ocorre e os nazistas tomam conta do zoológico, utilizando o local como posto do exército. 

O zoólogo alemão Lutz Heck (Daniel Bruhl), que antes da guerra era amigo dos Zabinski, retorna para cidade como oficial nazista e leva a maioria dos animais para a Alemanha. Acuados e vendo seus amigos judeus sendo perseguidos, Jan e Antonina decidem utilizar o zoológico como refúgio para ajudá-los, mesmo colocando as próprias vidas em risco. 

Baseado em mais uma história real sobre resistência ocorrida durante a Segunda Guerra Mundial, este longa tem como destaques a interpretação do trio principal e a própria inusitada história da utilização do zoológico como esconderijo. 

As sequências no gueto dos judeus de Varsóvia também são bem produzidas. Mesmo com algumas cenas emotivas, inclusive com os animais e outras de suspense, o filme não chega a empolgar como outras obras do gênero. 

É interessante citar a pequena participação de um famoso personagem histórico. Em algumas sequências no gueto o personagem de Jan encontra o Dr. Korczak, que dedicou sua vida a cuidar de órfãos e que morreu no campo de concentração de Treblinka. Para quem tiver interesse em saber mais sobre esta história, procure no Youtube o documentário “As 200 Crianças do Dr. Korczak”.

6 comentários:

brauns disse...

É impressionante como existe uma infinidade de temas relacionados a Segunda Guerra. Este parece ser um filme competente. Nunca tinha ouvido falar.

Pedrita disse...

morro de medo de ver esse filme e ver animais sofrendo. vou ler sua resenha se tiver coragem de assistir. beijos, pedrita

Hugo disse...

Brauns - É um tema que parece inesgotável.

Pedrita - Algumas cenas com animais são tristes, porém o foco dramático principal são mesmo nas pessoas.

Abraço

Luli Ap. disse...

Olá Hugo
Eu querooooo muito assistir esse filme!
Li o livro e fiz uma resenha no bloguito nesse link aqui
http://cafecomleituranarede.blogspot.com.br/2017/04/o-zoologico-de-varsovia.html

masssss ainda não não assisti e fiquei com mais vontade ainda de ver depois da sua resenha apesar de vc dizer que não empolga como outros filmes do gênero.
Um profe disse uma vez que os filmes sobre a segunda guerra são infindáveis porque atingiu milhões de civis então são milhões de histórias e pontos de vista (ao contrário da primeira guerra que foi travada nas trincheiras entre soldados).

Bjs Luli
Café com Leitura na Rede

Hugo disse...

Luli - O comentário do seu professor é perfeito. A Segunda Guerra atingiu praticamente a população da Europa inteira, além de parte da África, Ásia e até os EUA.

Bjos

Liliane de Paula disse...

Achei o filme belíssimo e acho que Jessica Chastain está maravilhosa.
O livro não consegui ler.
Talvez, agora depois do filme até achasse interessante, o livro.

Quanto ao Documentário, anotei e vou tentar vê hoje.

Hugo, onde encontro o filme "A era do Radio"?