sábado, 17 de março de 2018

Desejo e Reparação

Desejo e Reparação (Atonement, Inglaterra / França / EUA, 2007) – Nota 7,5
Direção – Joe Wright
Elenco – James McAvoy, Keira Knightley, Saoirse Ronan, Romola Garay, Patrick Kennedy, Benedict Cumberbatch, Juno Temple, Brenda Blethyn, Daniel Mays, Nonso Anozie, Alfie Allen, Harriet Walter, Vanessa Redgrave, Anthony Minghella, Jeremie Renier.

Inglaterra, 1935. Numa enorme propriedade na zona rural, a família Tallis desfruta de sua riqueza pouco tempo antes do início da Segunda Guerra. 

Apesar da diferença de idade, as irmãs Cecilia (Keira Knightley) e Briony (Saoirse Ronan) estão apaixonadas pela mesmo homem. O jovem Robbie (James McAvoy) é filho da governanta, mas cresceu e estudou com a ajuda família Tallis. O ciúme da adolescente Briony causa uma situação constrangedora que mudará para sempre as vidas de Cecilia e Robbie. 

Sucesso de crítica, este longa baseado em um famoso livro segue o estilo dos dramas românticos clássicos. O sofrimento por amor, os desencontros e a culpa são alguns dos ingredientes. 

O filme é dividido em duas partes. A primeira se passa no casarão da família e a parte final durante a Segunda Guerra, com cenas em Londres e na praia de Dunquerque. 

As cenas em Dunquerque são poucas e praticamente sem ação, mas mesmo assim extremamente caprichadas na reconstituição de época e na quantidade de figurantes como soldados. 

O trio principal tem ótimas atuações, inclusive uma ainda garotinha Saoirse Ronan. Vale destacar também a sequência final que tem uma pequena e marcante participação de Vanessa Redgrave e do falecido diretor Anthony Minghella. 

É uma triste história em um filme muito bem produzido.   

4 comentários:

Pedrita disse...

eu amo esse filme, o livro é igualmente maravilhoso. poesia pura. infelizmente não há reparação. ações típicas de adolescentes com consequências desastrosas. belíssimo filme, locações deslumbrantes, fotografia maravilhosa. atuações impressionantes. grande filme. os textos do livro e do filme estão aqui http://mataharie007.blogspot.com.br/search?q=repara%C3%A7%C3%A3o

Liliane de Paula Martins disse...

Eu adorei esse filme.
Gosto de filmes de época.
A destruição que a Briony causa na vida do casal é irreparável.
O livro também é muito bom.
Não gosta da atriz Keira Knightley. Nunca gosto.

Luli Ap. disse...

Olá Hugo
Gostei do filme (não amei), clássico de um jeito que não me encanta.
Na minha opinião não houve reparação, talvez uma catarse :/
E além de Cecília e Robbie acho que tb a Lola foi prejudicada pela Briony.
Tb não havia nenhum tipo de empatia entre a família e Robbie, a ponto de acreditarem de cara que ele era culpado, mesmo sendo Briony muito "imaginativa"
Assim como a impunidade do verdadeiro culpado só pela questão social.
Ahhhh o figurino é sensa 😁😁
O vestido verde da Cecília é considerado o mais elegante do cinema, desbancando o da Audrey Hepburn em Bonequinha de luxo.
Linda tb a fotografia.
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

Hugo disse...

Pedrita, Liliane e Luli - Realmente não existe uma reparação para as consequências do ato da garota Briony.

Bjos