sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

A Forma da Água

A Forma da Água (The Shape of Water, EUA, 2018) – Nota 7,5
Direção – Guillermo del Toro
Elenco – Sally Hawkins, Michael Shannon, Richard Jenkins, Octavia Spencer, Michael Stuhlbarg, Doug Jones, David Hewlett, Nick Searcy.

Anos sessenta. Em um complexo militar de segurança, a chegada de um homem-anfíbio (Doug Jones) capturado na Amazônia pelo agente do governo Richard Strickland (Michael Shannon) desperta a curiosidade na faxineira muda Elisa (Sally Hawkins). 

Enquanto os militares o tratam como uma ameaça, Elisa aos poucos se aproxima do tanque com água e desenvolve um laço de afeto com a criatura. A estranha relação chama a atenção de um cientista (Michael Stuhlbarg), que na verdade é um espião russo disfarçado. 

O roteiro escrito por Guillermo del Toro cria uma bizarra história de amor numa atmosfera que lembra os longas de ficção dos anos oitenta. Este é o estilo habitual de del Toro, que adora inserir criaturas em seus filmes, vide “Cronos”,  “O Labirinto do Fauno” e a recente série “The Strain”. 

Por mais que a parte técnica seja muito bem feita, a trama é totalmente previsível e os personagens são clichês, com exceção da ótima atuação de Sally Hawkins. Michael Shannon é um terrível vilão no trabalho e um pai de família normal em casa, enquanto o amigo gay vivido por Richard Jenkins e a faxineira negra e gordinha de Octavia Spencer são personagens inseridos na trama para aumentar o sentimento de preconceito e exclusão que permeia o filme. 

Eu considero um bom filme, com algumas ideias interessantes, mas que passa longe da obra prima citada por alguns críticos.

4 comentários:

Luli Ap. disse...

Olá Hugo
Vou assistir no domingo e estou ansiosaaaaaa roendo as unhas com as expectativas lá nas alturas
huuummmmm vc diz que a parte técnica está boa, mas está longe de ser uma obra prima, huuummmm bom eu confesso que sou chegada num clichê hihihi então se vc deu nota 7,5 com certeza vou amar <333
Excelente fds pra ti
Bjs Luli
Café com Leitura na Rede

Pedrita disse...

quero muito ver esse filme. beijos, pedrita

Liliane de Paula disse...

Estava louca para ler seu comentário sobre esse filme.
E como sempre, vc brilha.
Só vou vê quando estiver na tela pequena do meu Ipad.

Hugo disse...

Luli - É um bom filme, com um parte técnica caprichada, mas com uma história previsível.

Pedrita e Liliane - Acredito que vcs irão gostar.

Bjos