sábado, 21 de novembro de 2009

O Último Rei da Escócia

O Último Rei da Escócia (The Last King of Scotland, Inglaterra, 2006) – Nota 8
Direção – Kevin Macdonald
Elenco – Forest Whitaker, James McAvoy, Kerry Washington, Gillian Anderson, Simon McBurney, David Oyelowo, Stephen Rwangyezi, Abby Mukiibi.

Misturando personagens e fatos reais com ficção, este ótimo drama foca no relacionamento entre o ditador de Uganda Idi Amim Dada (Forest Whitaker) e o jovem médico escocês Nicholas Garrigan (James McAvoy).

O filme começa em 1970 quando Amim tomou o poder em Uganda através de um golpe ao mesmo tempo em que o médico chega ao país para trabalhar em um pequeno vilarejo. Num certo dia o ditador em visita ao vilarejo sofre um pequeno acidente e o médico Nicholas é chamado para o socorro. Um acontecimento diferente faz com que Amim resolva contratar Nicholas como seu médico particular, além da estranha ligação de Amim com a Escócia. A princípio Nicholas fica fascinado com o jeito popular e educado de Amim, porém ao passar do tempo ele percebe que a figura pública de Amim é bem diferente do diretor sanguinário e descontrolado que manda matar todos os seus oponentes e desconfia até da sombra.

O resultado é acima da média ao mostrar como a ditadura sangrenta de Amim matou centenas de ugandenses durante os nove anos em que ele ficou no poder e tem Forest Whitaker numa sensacional interpretação que lhe valeu o Oscar de Melhor Ator. Ele acerta em cheio ao mostar Amim como um sujeito instável, simpático em várias situações e completamente maluco em outras. No final do longa, um pequena cena com o verdadeiro ditador mostra um sujeito com um olhar estranho e ameaçador, que se deu o próprio título de “O Último Rei da Escócia”, mas que para a história deixou sua marca como um ditador brutal.

11 comentários:

Cleber Eldridge disse...

Peter Morgan, virou um icone pra mim em questões de roteiro, mas neste ele falhou imensamente. Enfim, um filme fraco! E não acho justa a vitória de Forest!

Luís disse...

Eu acho que o filme peca pelo roteiro, pois falta bastante dinamismo e não se mostra muito hábil na capacidade de contar uma história. Forest está bem no filme, mas aquela interpretação lhe render um Oscar é um pouco de exagero.
É um filme para se ver uma vez e vê-lo outra vez cinco anos depois ou mais.

Vini disse...

O Luis recomendou o seu blog e eu vim aqui ver e gostei.

vi esse filme no lançamento e achei bem legal até porque tem história real. Pro meu trabalho do enic, eu escolhi falar disso e foi muito bom, o filme ajudou demais
nota 9!

Ricardo Martins disse...

Tenho que ver esse filme. Forest é força em tudo que faz! Boa recomendação! E muitos como eu poderão conhecer este filme mais ainda pois está agendado para especiais na tv!

ABRAÇO

Wally disse...

Muito bom este filme! Bem realizado e totalmente envolvente. E ainda tem excelentes atuações.

Nota 8.0

Roberto Simões disse...

É um filme acima da média, mas pouco mais do que mediano. Excelentes desempenhos de Forest Whitaker e de James McAvoy.

4*

Cumps.
Roberto Simões
CINEROAD - A Estrada do Cinema

Hugo disse...

Cléber e Luís - Eu não vou entrar no mérito da vitória de Forest, mas considero que uma grande interpretação. Eu gostei do filme e de saber um pouco mais sobre como foi a ditadura em Uganda.

Vini - Valeu pela visita, venha conferir as postagens sempre que quiser.

Ricardo - Concordo, Forest Whitaker é um grande ator. Se puder assista sua participação no seriado "The Shield", onde ele tem um ótimo papel tb.

Wally - Concordo plenamente.

Roberto - Não será um clássico, mas é um bom entretenimento.

Abraço a todos

Red Dust disse...

Um filme com um argumento de altos e baixos. Por isso não está naquele patamar dos imperdíveis. Mas, por outro lado, há uma interpretação magnífica de Forest Whitaker que faz com que tenha mesmo de se ver este 'O Último Rei Da Escócia'. Parece ser um contrasenso, mas não é... :)

Abraço.

O Cara da Locadora disse...

Um grande filme... Acho interessantíssimo que mesmo com fortes características físicas que o Whitaker possui ele consegue convencer sobre qualquer personagem...

Hugo disse...

Red - A interpretação de Whitaker é sensacional.

Cara da Locadora - Isto mostra o talento de Whitaker.

Abraço

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.