quinta-feira, 17 de julho de 2008

Adeus Lênin! e A Vida dos Outros









Adeus Lênin! (Good Bye Lenin!, Alemanha, 2003)
Direção: Wolgang Becker
Elenco: Daniel Bruhl, Katrin Sass, Marian Simon, Chulpan Khamatova, Florian Lukas, Alexander Beyer, Burghart Klaussner.

A Vida dos Outros (Das Leben der Anderen, Alemanha, 2006)
Direção: Florian Henckel von Donnesmarck
Elenco: Ulrich Muhe, Sebastian Koch, Martina Gedeck, Ulrich Tukur, Thomas Thieme, Hans Uwe Bauer, Herbert Knaup.

Quem viveu antes do fim do comunismo sempre viu a antiga Alemanha Oriental como um país de ponta nos esportes olímpicos, apesar de que anos depois foi comprovado o uso de doping em grande parte dos seus atletas, mas fora isso pouco se conhecia sobre o país por aqui. Ha pouco tempo o cinema alemão nos trouxe dois filmes bem diferentes entre si, mas que mostram a Alemanha Oriental um pouco antes da queda Muro de Berlim.

O primeiro é o simpático “Adeus Lênin!”, onde o jovem Alex (Daniel Bruhl) resolve participar de uma passeata contra o regime político do país e acaba sendo visto por sua mãe Christianne (Kathrin Sass) que sendo defensora fervorosa do país, acaba tendo um ataque cardíaco devido ao susto, que a deixa em coma por alguns meses. Quando ela volta do coma o médico avisa Alex que sua mãe não pode passar por fortes emoções, porém neste intervalo aconteceu a queda do Muro de Berlim, com a passagem dos orientais em massa para o ocidente e a reunificação das Alemanhas, o que com certeza seria um choque para mãe. A partir daí o filho e sua família tentam a todo custo esconder os acontecimentos da mãe, utilizando soluções engraçadas como trocar os rótulos do produtos e até forjar um noticiário afirmando que os ocidentais é que estariam em fuga para o lado oriental. Pegando um gancho na história real da queda do muro, o diretor fez um drama com pitadas de comédia, gerando uma ótima diversão e mostrando com sensibilidade como esta grande mudança afetou a vida de um país inteiro. Uma cena inesquecível é a mãe ainda atordoada após voltar do coma com uma expressão incrédula, vendo um helicóptero transportando uma estátua de Lênin.

O outro filme é o pesado mais também sensível “A Vida dos Outros”, ganhador do Oscar de Filme Estrangeiro em 2006, que tem como personagem principal Wiesler (Ulrich Muhe) um policial da Stasi, a polícia secreta da Alemanha Oriental que perseguia, ameaçava e torturava todos que eram contra o regime. Wiesler é um homem solitário e metódico que ministra aulas para jovens policiais da Stasi sobre como se conduzir interrogatórios, até que um dia é convidado por seu amigo Gubritz (Ulrich Tukur) hoje em um grande cargo na polícia, para vigiar o escritor Georg Dreyman (Sebastian Koch) e descobrir a todo custo suas ligações com opositores do regime do país. O que parece ser mais uma missão para Wiesler, aos poucos vai mudando o policial, que acaba descobrindo que aquilo nada tem haver com o país, mas sim com o ministro Hempf (Thomas Thieme) que pretende incriminar o escritor a qualquer custo, para ter o caminho livre e ficar com a atriz Christa Maria (Martina Gedeck) namorada do escritor, mas que é amante do ministro a contra-gosto, apenas pelo medo de perder sua carreira.

Este filme é uma história que liga vários personagens ao mesmo destino, alguns sem ao menos sem conhecer e mostra como as pessoas usavam para benefício próprio o poder em um regime que se dizia democrático, mas que na realidade era um dos mais opressores possíveis e as consequências dessa opressão na vida destes personagens. O filme é baseado em história real e assim como o leve "Adeus Lênin!", vale a pena ser assistido.

8 comentários:

Unknown disse...

Caramba, tô louco pra ver "A Vida dos Outros" mas como só tem uma cópia, nunca está na locadora, mas um dia eu ainda vou ver! Parece ser ótimo, além de ter ganhado o Oscar!

Abraço
Mateus

Anônimo disse...

Ainda não vi o "A vida dos outros" e muitos vem me falando dele... Sobre "Adeus Lênin" eu nem tenho o que dizer, filmaço, conta com maestria e originalidade os fatos que marcaram a história da humanidade...

Anônimo disse...

Dois ótimos filmes. O primeiro é um drama singelo, subversivo e divertido e o segundo, um drama intenso, forte e poderoso. Ambos merecidos de aplausos. ;)

Ciao!

Red Dust disse...

Só vi 'Adeus Lenine'. Um filme delicioso e bem dirigido. Gosto sempre de destacar a banda sonora do francês Yann Tiersen, o mesmo de 'Amélie'.

Abraço.

Hugo disse...

Mateus, Cara do Locadora e Red - Assistam, "A Vida dos Outros" é um filmaço também.

Wally - Dois filmes que falam muito qualidade e talento sobre como era a vida na Alemanha Oriental.

Pedro Henrique Gomes disse...

Adeus Lênin! é um filme muito legal. Tem um tema muito interessante e consegue abordá-lo de maneira convincente. Vou ver "A Vida dos Outros" ainda essa semana.

Abraço!!!

Cecilia Barroso disse...

Gostei muito dos dois filmes. Enquanto um encanta, o outro prende e os dois conquistam o público. Duas excelentes dicas!
Beijocas

Hugo disse...

Pedro - Assista que vc vai gostar.

Cecília - Com certeza, dois grandes filmes.