quarta-feira, 14 de maio de 2008

Boyz'n the Hood - Os Donos da Rua

Ficha Técnica:
Boyz'n the Hood - Os Donos da Rua (Boyz'n the Hood, EUA, 1991)
Direção: John Singleton
Elenco: Cuba Gooding Jr, Ice Cube, Laurence Fishburne, Morris Chestnut, Nia Long, Angela Bassett, Tyra Ferrell.

Este drama sobre a juventude negra num bairro pobre de Los Angeles foi a grande estréia do diretor John Singleton no cinema. Com apenas vinte e três anos de idade, mas dirigindo como um veterano, ele fez um drama violento sobre família, amizade e gangues, que mesmo dentro de uma realidade diferente lembra um pouco a temática dos filmes de Scorsese sobre a Máfia em Nova Iorque, onde os mesmos elementos são importantes.

O filme tem o personagem de Tre (Cuba Gooding Jr) como fio condutor da história. Ainda criança ele é entregue pela sua mãe Reva (Angela Bassett) ao pai Furious Styles (Laurence Fishburne) com a desculpa de que ela não teria condições de criá-lo. O pai faz de tudo para o filho seguir o caminho correto mostrando valores éticos e morais, mesmo vivendo em um bairro pobre e violento como South Central.

Depois de alguns anos, já quase um adulto ele tem como amigos os meio-irmãos Ricky Baker (Morris Chestnut) que joga futebol americano e sonha em se profissionalizar e Doughboy (Ice Cube) que vive desocupado e se sente excluído pela mãe que prefere o filho atleta, o que será um estopim para Doughboy se meter em confusão e acabar arrastando os amigos.

Provavelmente este tenha sido o primeiro filme a mostrar de forma humana o drama de pessoas comuns da comunidade negra americana que vivem em bairros pobres e violentos como South Central e a sua dificuldade para viver em meio a luta entre gangues de traficantes e policiais. Lembra muito também a vida nos bairros violentos de periferia no Brasil.

4 comentários:

Anônimo disse...

Taí um que ainda não assisti... Mas fica anotada a sugestão!

Anônimo disse...

Também não assisti.Tá na fila.Abcs

Pedro Henrique Gomes disse...

Esse eu vi...e gostei consideravelmente.

Abraço!

Unknown disse...

BOM,EU ASSISTI ESTE FILME PELO MENOS UMAS 4 VEZES NO CINEMA QUANDO SAIU AQUELA ÉPOCA EM 91 MUITO LOKO ESTE FILME AÍ,SÓ QUE AO MESMO TEMPO É MUITO TRISTE MAS VALE A PENA PRA QUEM AINDA Ñ ASSISTIU!!!!!!!!!!!