domingo, 1 de abril de 2012

Winchester 73

Winchester 73 (Winchester’73, EUA, 1950) – Nota 8
Direção – Anthony Mann
Elenco – James Stewart, Shelley Winters, Dan Duryea, Stephen McNally, Millard Mitchell, Charles Drake, John McIntire, Will Geer, Jay C. Flippen, Rock Hudson, Tony Curtis.

Logo após o final da Guerra da Secessão, dois ex-soldados, Lin McAdam (James Stewart) e “High Spade” Frank Wilson (Millard Mitchell) perseguem o assassino Dutch Henry Brown (Stephen McNally) e seu bando para se vingar de algo que o espectador saberá por partes durante o desenrolar do filme. 

Eles acabam se encontrando em Dodge City para uma torneio de tiros, onde o vencedor receberá uma arma Winchester 73, modelo raro e cobiçado por muitos. Os inimigos são obrigados a aguardar para acertarem as contas, pois o xerife do local é o lendário Wyatt Earp (Will Geer) que não aceita tiroteios dentro da cidade.

Este é apenas o início de uma história de vingança, onde a Winchester será roubada e passará por diversas mãos, de bandidos, de um fornecedor de armas para os índios, um chefe indígena vivido por Rock Hudson e  o pistoleiro Waco Johnnie Dean (Dan Duryea). 

O longa é o primeiro da parceria entre o astro James Stewart e o diretor Anthony Mann, que rendeu oito filmes até 1955, sendo cinco westerns. 

O resultado é um filme violento, com um belo roteiro e ótimos personagens, que além do elenco principal tem ainda Tony Curtis num pequeno papel como soldado. 

7 comentários:

Gilberto Carlos disse...

Fiquei curioso para ver esse filme...

Jefferson C. Vendrame disse...

Este filme é ótimo,
James Stewart como sempre tem um desempenho perfeito.
Parabéns pelo ótimo post.

Grande abraço

bruno knott disse...

Parece muito bom mesmo... ainda mais pra quem gosta de Westerns, como eu!

Wyatt Earp... um dos grandes personagens do velho oeste!

Estou providenciando já...

Hugo disse...

Gilberto - É um filme recomendado para quem gosta de western.

Jefferson - Grande filme, o western é gênero que rendeu uma quantidade enorme de grandes filmes.

Bruno - Wyatt Earp é clássico, um personagem que aparece em diversos filmes.

Abraço

Fábio Henrique Carmo disse...

Tenho muita vontade de ver esse filme, uma obra sempre elogiada pela crítica e considerada um dos melhores trabalhos de James Stewart. Preciso resolver logo isso! Abraço!

Maxwell Soares disse...

Não sou muito fã desse gênero, Hugo. Aos poucos tenho visto alguns bons filmes nessa linha. Recentemente comprei para o meu pai o filme, "O Homem Chamado Cavalo". Muito bom. Gostei do texto e irei conferir junto com meu pai que fã incontestável. Valeu, Hugo. Um abraço.

Hugo disse...

Fábio - James Stewart foi um grande ator, deixou uma belíssima carreira.

Maxwell - Este que vc cita eu ainda não conferi, mas está na lista.

Abraço