terça-feira, 17 de abril de 2012

Bens Confiscados

Bens Confiscados (Brasil, 2004) – Nota 6,5
Direção – Carlos Reichenbach
Elenco – Betty Faria, Renan Gioelli, Werner Schunemann, Antônio Grassi, Eduardo Dusek, Marina Person, Marcia de Oliveira, Fernanda Carvalho Leite, Beth Goulart, André Abujamra.

Quando o senador Américo Baldani é acusado de corrupção pela esposa (Beth Goulart), que descobriu ter sido traída, este encarrega seu braço direito (Antônio Grassi) de esconder uma de suas amantes, a solitária Serena (Betty Faria) e o garoto Luís (Renan Gioelli), filho do senador com outra amante que acabou de cometer suicídio. 

Os dois são levados para uma pequena cidade praiana no interior do Rio Grande do Sul (Estado natal do diretor Reichenbach) e ficam escondidos na casa de um sujeito extremamente bruto (Werner Schunemann) que sempre bate na sua esposa quase adolescente (Marcia de Oliveira). 

O diretor Reichenbach novamente toca em temas como violência e corrupção, misturando personagens sofredores com outros manipuladores e desonestos, deixando a idéia de que os mais fracos precisam se desdobrar para se defender neste mundo cruel em que vivemos. 

Mesmo com estes detalhes interessantes, inclusive a decisão de não mostrar o personagem do senador corrupto, o resultado é inferior a outros trabalhos do diretor, como “Falsa Loura” e “Garotas do ABC”, em parte pela lentidão da trama e também pela fraca atuação do joven Renan Gioelli..

4 comentários:

Rodrigo Mendes disse...

Este Renan é fraquinho mesmo. Lembro dele em "Meu Tio Matou um Cara do" do Jorge Furtado.

Só mesmo a Betty Faria para se entregar de verdade ao filme, mas ainda acho o mais fraco na obra de Reichenbach. Meu favorito é "Dois Córregos".

Abs.

Amanda Aouad disse...

É, esse ainda não vi, mas gosto de Dois Córregos.

Gilberto Carlos disse...

Bens confiscados é um filme muito bom. Alias como quase todos os outros do Reichenbach

Hugo disse...

Rodrigo, Amanda e Gilberto - Vi vários filmes de Reichenbach, mas ainda não seu mais famoso que é "Dois Córregos".

Abraço