domingo, 15 de abril de 2012

Hoffa - Um Homem, Uma Lenda

Hoffa – Um Homem, Uma Lenda (Hoffa, EUA / França, 1992) – Nota 7
Direção – Danny DeVito
Elenco – Jack Nicholson, Danny DeVito, Armand Assante, J. T. Walsh, John C. Reily, Frank Whalley, Kevin Anderson, John P. Ryan, Robert Prosky, Natalia Nogulich, Nicholas Pryor, Paul Guilfoyle, Karen Young, Cliff Gorman, Bruno Kirby. 

Baseado na vida do líder sindical Jimmy Hoffa, este longa dirigido por Danny DeVito tem um roteiro escrito por David Mamet (roteirista de “Os Intocáveis” e diretor de “Cinturão Vermelho”), que modificou parte da história real, criando um personagem fictício interpretado pelo próprio DeVito e ainda imaginando um final que nunca foi comprovado, já que Hoffa desapareceu sem deixar pistas em 1975. 

A história começa nos anos trinta, com Hoffa (Jack Nicholson) tentando fortalecer o sindicato dos caminhoneiros em Detroit. Neste período ele conhece Bobby Ciaro (DeVito) que se torna seu braço direito no movimento que cresce com grande força, principalmente após uma greve de várias semanas. Cada vez mais poderoso, Hoffa tem o objetivo de se tornar presidente nacional do sindicato e para isso se associa a um mafioso (Armand Assante) num nebuloso negócio com dinheiro do fundo de pensão do sindicato, situação que lhe causará grandes problemas, inclusive um briga pública com o então Senador Robert Kennedy (Kevin Anderson). 

Apesar da interessante história, o filme foi um fracasso. Um dos erros foi a falta de explicação das situações em relação a passagem do tempo. O roteiro mostra diversos acontecimentos durante algumas décadas, mas não discrimina o ano, deixando o espectador um pouco confuso. Além disso, o desenrolar da história é frio, com exceção de algumas cenas em que Hoffa discute com o Senador Kennedy. 

A interpretação de Nicholson também foi bastante criticada, mas não achei que atrapalhou o resultado. O melhor papel do filme é de Danny DeVito, que interpreta com segurança o amigo leal do protagonista, mesmo sendo um personagem fictício.

2 comentários:

Gilberto Carlos disse...

Danny DeVito em filme sério deve ser bem interessante... Um contraponto com Jack Nicholson.

Hugo disse...

Gilberto - Danny DeVito tentou alguns papéis diferentes, como no drama "Dias Amargos".

Abraço