sexta-feira, 13 de abril de 2012

Mister Roberts

Mister Roberts (Mister Roberts, EUA, 1955) – Nota 8
Direção – John Ford & Mervin LeRoy
Elenco – Henry Fonda, James Cagney, William Powell, Jack Lemmon, Ward Bond, Besty Palmer, Phil Carey, Perry Lopez, Harry Carey Jr, Patrick Wayne.

No final da Segunda Guerra Mundial, o oficial Roberts (Henry Fonda) é o encarregado de comandar os homens em um navio cargueiro da Marinha Americana, porém fica dividido entre o desejo de participar efetivamente da guerra e defender seus homens do tirano capitão do navio (James Cagney), com quem trava uma batalha diária, desde liberar os marinheiros para folga, até suas solicitações de transferência para um navio de combate. 

Esta mistura de drama e comédia tendo a guerra como pano de fundo é dirigida com competência a quatro mãos, o mestre John Ford e na época o já veterano Mervin LeRoy. 

Com personagens muito bem delineados, que além dos dois antagonistas ainda tem William Powell no papel do médico que precisa ser mais um psicólogo do que clínico para diminuir a ansiedade e os problemas dos marinheiros e o grande Jack Lemmon ainda jovem, interpretando um oficial que faz de tudo para não encontrar o Capitão e que deseja mesmo é fica em sua cabine longe de qualquer problema. 

Nenhum comentário: