segunda-feira, 23 de abril de 2012

J. Edgar

J. Edgar (J. Edgar, EUA, 2011) – Nota 7,5
Direção – Clint Eastwood
Elenco – Leonardo DiCaprio, Naomi Watts, Judi Dench, Armie Hammer, Jeffrey Donovan, Josh Lucas, Dermot Mulroney, Zach Grenier, Denis O`Hare, Stephen Root, David Clennon, Michael O`Neill, Lea Thompson, Amanda Schull,.Jessica Hecht, Josh Hamilton.

Desta vez Clint Eastwood decidiu contar sua versão da vida de um ícone americano, o quase eterno diretor do FBI J. Edgar Hoover (Leonardo DiCaprio). 

O roteiro intercala Hoover quase ao final da vida, quando ele resolve contar sua história através de um livro que nunca foi finalizado, com sua carreira, começando em 1919 quando ele é um mero funcionário do Departamento de Justiça, que resolve tomar a frente na luta contra os comunistas que viviam na América e também contra aqueles que ele acreditava serem subversivos. 

Ambicioso e vivendo apenas para o trabalho, Hoover sobe rapidamente na carreira, até que o FBI é criado e ele se torna o chefão, enfrentando durante quase cinco décadas comunistas, os gângsters durante a Lei Seca, além do famoso “Caso Lindbergh”, sobre o sequestro do filho do aviador Charles Lindbergh. 

Durante seu “reinado” no FBI, Hoover se mostrou vaidoso e não poupou esforços, mentiras e dossiês para manter seu poder, inclusive chantageando pessoas de alto escalão, entre estes alguns presidentes. 

Ao mesmo tempo, o roteiro mostra que Hoover era um sujeito inseguro que se escondia atrás da fachada de durão, era influenciado pela mãe (Judi Dench) e não tinha coragem de assumir sua homossexualidade, mesmo que tenha vivido por décadas um romance com seu companheiro de traballho Clyde Tolson (Armie Hammer). 

Os pontos negativos são a maquiagem para envelhecimento dos atores, principalmente no caso de Armie Hammer, que em algumas sequências parece um boneco, além da frieza na condução da história, provavelmente uma escolha do próprio Clint. 

Como curiosidade, quem tiver interesse em saber mais sobre o “Caso Lindbergh”, procure assistir o ótimo longa produzido pela HBO chamado “O Crime do Século”, que tem Stephen Rea no papel principal e mostra uma versão do crime em relação ao culpado totalmente diferente da apresentada aqui.

7 comentários:

Gonga disse...

tb gostei do filme e sem duvida que a maquilhagem é bastante má.

Gilberto Carlos disse...

O filme foi muito criticado. Leonardo DiCaprio nem conseguiu indicação para o Oscar e Clint Eastwood conseguiu errar depois de alguns filmes muito bons.

Amanda Aouad disse...

É, a maquiagem não ajuda, mas achei a interpretação de Leonardo DiCaprio como velho também bem caricata. No geral, é um filme regular, o que é uma pena sendo dirigido por Eastwood e protagonizado por DiCaprio.

bjs

Hugo disse...

Gonga - A maquiagem não é das melhores.

Gilberto - Não é um filme ruim, mas está dos últimos trabalhos de Clint.

Amanda - Leonardo DiCaprio é figura tão conhecida que fica difícil aceitá-lo num papel de idoso, ainda mais com aquela maquiagem ruim.

Abraço a todos

Cesar Gavin disse...

Quero muito ver este filme...

Cesar Gavin disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Hugo disse...

César - A história da vida de Hoover é o melhor do filme.

Abraço